ADERÊNCIA DE INDICADORES DE DESEMPENHO ASSOCIADOS ÀS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (PB)
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i2.626Keywords:
Indicadores de Desempenho;, Estratégia Empresarial;, Construção CivilAbstract
A utilização de indicadores como forma de mensuração de desempenho nas organizações se caracteriza como uma importante ferramenta estratégica, considerada apropriada para fornecer informações à gestão, acerca do desempenho empresarial. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a aderência de indicadores de desempenho associados às perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), das organizações que atuam na Construção Civil no município de João Pessoa. Para tanto, foram analisadas 29 construtoras e investigados 35 indicadores de desempenho classificados entre as dimensões do BSC. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado e a pesquisa teve abordagem quantitativa. Os resultados apresentaram que as empresas indicaram a utilização da maioria dos indicadores e atribuíram os graus “muito importante” ou “importante” para a maior parte deles. Dessa forma, sugere-se que os gestores, de modo geral, estão preocupados em conhecer o desempenho das construtoras, não apenas relacionado às questões financeiras, mas também aos clientes, à inovação e aprendizagem interna.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.