PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS RELAÇÕES “EMPRESA-STAKEHOLDERS” COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.137Resumo
Devido à intensa competitividade empresarial, as organizações passaram a visualizar nas relações com todos os seus stakeholders a oportunidade de alcançar vantagem competitiva, visto que estes estão dispostos a reconhecer e recompensar o comportamento ético, transparente e solidário das empresas. Nesse contexto, as medidas de centralidade e densidade servem para mostrar o quão intensas ou incipientes são as relações entre a empresa e seus stakeholders, bem como quão próximas ou distantes as empresas estão na rede de relacionamentos com os stakeholders. É essa intensidade de relações e essa proximidade dos atores na rede de relações que proporcionará uma eficiente disseminação dos princípios da RSE ao longo dessa rede e, portanto, o alcance de vantagem competitiva. Baseando-se nessas considerações, o presente ensaio questiona: como a inserção dos princípios da Responsabilidade Social Empresarial nas relações “empresa-stakeholders”, pode contribuir para o alcance da vantagem competitiva? Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo propõe um framework que integra as relações “empresa-stakeholders” com RSE. As principais conclusões do estudo apontam que redes relacionais densas entre empresa central e stakeholders podem gerar uma vantagem competitiva total, enquanto que uma empresa com baixa centralidade alocada em uma rede pouco densa apresentará desvantagem competitiva total.
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