PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS RELAÇÕES “EMPRESA-STAKEHOLDERS” COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Maria José da Silva Feitosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Natália Mary Oliveira de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Regina Pasa Gómez Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.137

Resumo

Devido à intensa competitividade empresarial, as organizações passaram a visualizar nas relações com todos os seus stakeholders a oportunidade de alcançar vantagem competitiva, visto que estes estão dispostos a reconhecer e recompensar o comportamento ético, transparente e solidário das empresas. Nesse contexto, as medidas de centralidade e densidade servem para mostrar o quão intensas ou incipientes são as relações entre a empresa e seus stakeholders, bem como quão próximas ou distantes as empresas estão na rede de relacionamentos com os stakeholders. É essa intensidade de relações e essa proximidade dos atores na rede de relações que proporcionará uma eficiente disseminação dos princípios da RSE ao longo dessa rede e, portanto, o alcance de vantagem competitiva.  Baseando-se nessas considerações, o presente ensaio questiona: como a inserção dos princípios da Responsabilidade Social Empresarial nas relações “empresa-stakeholders”, pode contribuir para o alcance da vantagem competitiva? Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo propõe um framework que integra as relações “empresa-stakeholders” com RSE. As principais conclusões do estudo apontam que redes relacionais densas entre empresa central e stakeholders podem gerar uma vantagem competitiva total, enquanto que uma empresa com baixa centralidade alocada em uma rede pouco densa apresentará desvantagem competitiva total.

 

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Biografia do Autor

Maria José da Silva Feitosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Departamento de Administração

Natália Mary Oliveira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru

Departamento de Administração

Carla Regina Pasa Gómez, Universidade Federal de Pernambuco

PhD pela NHTV Breda University, Breda, Holanda

Professora da Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciências Administrativas

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Publicado

2014-02-25

Como Citar

Feitosa, M. J. da S., de Souza, N. M. O., & Gómez, C. R. P. (2014). PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS RELAÇÕES “EMPRESA-STAKEHOLDERS” COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(1), 42-61. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.137

Edição

Seção

Artigos científicos