ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO À GESTÃO: UM ESTUDO EMPÍRICO NAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i3.111Palavras-chave:
Orçamento empresarial, Estratégia, Planejamento estratégicoResumo
O processo de gestão não é único para todas as empresas, pois depende de fatores externos e internos. O estado da Paraíba ocupou no ano de 2010, conforme dados da Abicalçados(2010), o terceiro lugar em volume de calçados embarcados e o quinto em faturamento.. O orçamento empresarial é uma técnica que fornece subsídios aos gestores na avaliação do alcance dos objetivos e metas. O objetivo deste estudo é investigar como as indústrias calçadistas do polo de Campina Grande – PB utilizam o orçamento empresarial no processo de gestão, analisando as contribuições e limitações das práticas orçamentárias no desempenho das empresas estudadas. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e quantitativa. De acordo com o Cadastro da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP, 2010), 74 indústrias formam o polo calçadista de Campina Grande – PB, no entanto, no momento da coleta de dados constatou-se que 23 delas não existiam mais restando, portanto, 51 empresas que se constitui a população do presente estudo. A coleta de dados deu-se através da pesquisa de campo com aplicação de questionários, respondidos por 40 empresas, que representam 78,43% da população. Para tratamento dos dados, utilizou-se a planilha eletrônica do software Microsoft Excel® 2007, através da análise descritiva e inferência estatística, além do teste Qui-quadrado para verificar relações entre variáveis. Os resultados demonstraram que a maioria das indústrias pesquisadas realiza planejamento de curto prazo e que os gestores utilizam as informações contábeis apenas para cumprir exigências fiscais, apesar de acreditarem serem importantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.