POLITICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO CARIRI OCIDENTAL DA PARAÍBA

Autores

  • Valquiria Braz Tavares Universidade Federal de Campina Grande
  • José Fagner Barbosa Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v5i3.365

Palavras-chave:

Indicadores. Educação. Gastos Públicos.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a evolução dos indicadores de desempenho dos gastos públicos em educação básica nos municípios do Cariri Ocidental da Paraíba no período de 2007 a 2011. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados, com consulta ao banco de dados do IDGPB Web desenvolvido pelo Tribunal de Contas da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba. O universo da pesquisa corresponde aos 17 municípios do Cariri Ocidental da Paraíba. Para análise dos dados utilizou-se ferramentas da estatística descritiva. Os resultados apontam que houve crescimento nas taxas de aprovação, das notas do IDEB e diminuição das taxas de reprovação, de abandono escolar e de distorção idade-série. Ficou constatado que o percentual de alunos que dependem do uso de transporte escolar subiu, representando 27,07% do alunado. Verificou-se também uma queda de 19,86% no percentual de docentes com ensino médio/magistério completo e um aumento significativo em relação ao percentual de docentes com formação superior e pós-graduação, representando uma ascensão de 9,34% e 399,71% respectivamente. Concluiu-se que no que concerne aos indicadores de desempenho dos gastos públicos em educação básica que a região estudada tende a possuir resultados acima da média do Estado da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Braz Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal de Campina Grande.

José Fagner Barbosa Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 9. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB – Resultados e Metas. 2011. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado>. Acesso em: 24 jan. 2014.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CHIARO, Luigi. Estado e políticas públicas educacionais: uma análise sobre o conceito de cidadania em textos escolares após a promulgação da Constituição federal de 1988. Curitiba, 2007. Dissertação (Dissertação em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2015.

FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Revista Planejamento e Políticas Públicas, Nº 21 - Jun./2000.

GUEDES, T.A.; ACORSI, C.R.L.; MARTINS, A.B.T.; JANEIRO, V. Projeto de Ensino: Aprender Fazendo Estatística. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/136689180/Estatistica-Descritiva-1>. Acesso em: 04 de fevereiro. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

MACÊDO, Francivânia Rodrigues Ribeiro et al. Análise da eficiência dos recursos públicos direcionados à educação: estudo nos municípios do Estado do Paraná. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 19, 2012, Bento Gonçalves - RS: nov. 2012.

MARCONI, Marina de Almeida; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEDEIROS, José Washington de Morais. A iniciação científica na educação a distância: a construção do conhecimento em rede. João Pessoa, 2012.

NÓBREGA JR, José Maria Pereira da. Políticas Públicas e Segurança Pública em Pernambuco: o case pernambucano e a redução da violência homicida. Revista Latitude, On Line, Vol. 8, nº 2, pp. 315-335, 2014.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA. Notas Técnicas: Projeto Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos em Educação Básica na Paraíba, 2012. Disponível em: <http://idgpb.tce.pb.gov.br/>. Acesso em: 15 de janeiro. 2015.

SANTOS, Magda. A Abordagem das Políticas Públicas Educacionais Para Além da Relação Estado e Sociedade. In: Anais do IX ENPEDSUL, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2046/14>. Acesso em: 23 de fevereiro. 2015.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. In: Sociologias, Porto Alegre, nº 16, jul./dez., 2006, p. 20-45.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Tavares, V. B., & Alves, J. F. B. (2015). POLITICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO CARIRI OCIDENTAL DA PARAÍBA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 5(3), 76-92. https://doi.org/10.18696/reunir.v5i3.365

Edição

Seção

Artigos científicos