Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo não está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
  • O plágio não é tolerado pela revista Reunir. Assim, o artigo a ser submetido apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.
  • O artigo é original, inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está em avaliação.
  • TODOS os autores já se encontram devidamente cadastrados na revista, com os campos necessários preenchidos.
  • O arquivo submetido obedece rigorosamente o template Reunir, disponível em: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/libraryFiles/downloadPublic/24 
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. Não deve ultrapassar 20 páginas conforme modelo do template.
  • Caso o artigo seja indicado para publicação após o processo de avaliação, o (s) autor (es) deve (m) traduzí-lo para o inglês com a devida revisão por um profissional da área.
  • Todos os autores devem apresentar na submissão o seu número ORCID. Se houver mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um no trabalho.
  • URLs e DOIs para as referências devem ser informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores (a partir de 25/10/2022)

NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA SUBMISSÃO 

Os artigos deverão ser encaminhados para a Reunir (por meio do Sistema da Revista OJS REUNIR) no formado .docx, em língua portuguesa, devendo seguir as regras a seguir especificadas:

  1. Deve estar alinhado às seguintes áreas: Administração, Contabilidade ou Sustentabilidade. Devendo a respectiva área ser informada na submissão. Caso o artigo não esteja alinhado com o escopo da revista, será rejeitado sem a designação para avaliadores.
  2. Devem ter, no mínimo, 10 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas;
  3. Número máximo de autores: 4 (quatro);
  4. Página configurada no formato A4; Times New Roman, tamanho 12 para o escopo do texto em todo o texto, com exceção do título (Times New Roman, tamanho 13), conforme modelo Template Reunir (página 5 deste arquivo), disponível em: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/libraryFiles/downloadPublic/24 
  5. O arquivo não podendo ultrapassar 2MB; Páginas numeradas conforme template Reunir (na página 5 do template reunir); 
  6. Papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (1,75), esquerda (1,25 cm), inferior (1,25 cm) e direita (1,41 cm), com duas colunas;
  7. A seguinte estrutura deve ser seguida na redação do artigo: título, resumo, palavras-chave (em português, inglês e espanhol), Introdução, Elementos teóricos da pesquisa, Elementos metodológicos da pesquisa, Apresentação e discussão dos resultados, Considerações finais e as Referências;
  8. O resumo (português, inglês e espanhol) deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e os principais resultados; bem como o abstract correspondente;
  9. O(s) autor(es) devem destacar três palavras-chave que indiquem o conteúdo do trabalho nas 3 línguas (não usar tradutores eletrônicos), separadas por ponto.
  10. Negritos devem ser utilizados apenas em títulos e subtítulos;
  11. Utilizas as normas da American Psychological Association (APA) para Tabelas e Figuras. Sendo consideradas como figuras os otografias, mapas, organogramas e retratos. Figuras (nome e fonte abaixo).
  12. Tabelas e Gráficos (numeração e nome da tabela acima ou gráfico, centralizado, e fonte abaixo). Todos deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto, e escritos em fonte times new roman 10;
  13. O artigo indicado pelos avaliadores ad hod para publicação será submetido na fase de editoração a uma revisão ortográfica e gramatical e tradução para o inglês, sendo esta uma atribuição do (s) autor (es), por uma profissional da área, ao qual deverá após a revisão uma declaração com assinatura do responsável (datada e assinada), informando que o artigo na sua versão final passou pela revisão do português e tradução do inglês. Esta declaração deve ser enviada pelo sistema da Reunir ou pelo e-mail da revista.
  14. Não deve haver identificação do(s) autor(es) no corpo do trabalho e nem nas propriedades do arquivo.  
  15. A identificação do(s) autor(es) deve ser feita no ato da submissão do manuscrito no sistema da revista e em arquivo separado do arquivo (folha de rosto), com as seguintes informações: Formação e respectiva instituição; se docente de alguma instituição, informar instituição, endereço de e-mail e endereço de ORCID (Faz-se necessário de TODOS os autores estejam cadastrados na revista, inclusive com as áreas de interesse para avaliação).
  16. No sistema adotado pela REUNIR, o(s) autor (es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais.
  17. As citações no texto devem obedecer rigorosamente às normas da American Psychological Association (APA), disponível em: https://ebape.fgv.br/sites/default/files/paginas/dez/18/apa_portugues.pdf e adaptadas para este periódico.
  18. Caso a submissão não esteja em conformidade estes itens, será rejeitada.

Artigos Científicos

Política padrão de seção

Os artigos submetidos à REUNIR deverão seguir rigorosamente as normas de submissão e o modelo (template Reunir). 

 Relatos Técnicos / Artigos Tecnológicos

Nesta seção devem ser submetidos Relatos Técnicos (RT)que sejam fruto de diagnósticos organizacionais em entidades públicas e privadas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade e que contemplem em seu ensejo assuntos correlatos à competitividade e à sustentabilidade das organizações (públicas e privadas).

Declaração de Direitos Autoriais

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.

A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License ou seu equivalente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os casos de plágio detectados durante a avaliação e após a publicação, quando for o caso, serão excluídos da plataforma, por considerarmos que essas práticas são antiéticas e que devem ter a devida punição, conforme preconiza a legislação brasileira. 

COPE - Comitê de Ética em Publicações

A REUNIR procura adotar os princípios do COPE - Comitê de Ética em Publicações, disponível em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines.

A REUNIR foi criada em 2011 e é publicada trimestralmente (publicação contínua), podendo ser publicadas edições especiais, vinculado área de Administração de Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, com acesso aberto ao seu conteúdo em texto completo (revisado por pares) online. Registrada sob ISSN 2237-3667 (online). O periódico publica artigos sobre desenvolvimento teórico e trabalho teórico-empírico nas áreas de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, alinhados às práticas da Ciência Aberta: dados abertos, materiais e código aberto, bem como a divulgação de informações adicionais relacionadas ao processo editorial. Esta revista procurar se alinhar aos princípios do Comitê de Ética em Publicação (COPE) para publicação acadêmica. O Journal of Management, Accounting and Sustainability é um periódico importante no campo de conhecimento dessas áreas, com contribuições de qualidade revisadas por pares. Além disso, a REUNIR, por meio de seu escopo editorial, prioriza trabalhos que explorem temas relevantes para a sociedade dentro das interfaces temáticas, buscando se alinhar aos temas evidenciados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

 

 

 

 

 

 

Artigos científicos

Política padrão de seção

Os artigos submetidos à REUNIR deverão seguir rigorosamente as normas de submissão e o modelo (template Reunir). 

 

Artigo Tecnológico

Nesta seção devem ser submetidos Artigos Tecnológicos (AT) que sejam fruto de diagnósticos organizacionais em entidades públicas e privadas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade e que contemplem proposituras para resolução de problemas organizacionais no âmbito público e privado.

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem

Organização editorial

Dr.ª Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo: (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / UFPB - Universidade Federal da Paraíba) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Dr.ª Cristina Lourenço Ubeda: (PPGGOSP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos. / UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) - (Administração Bacharelado / UFSCar)

Dr.ª Lana Montezano: (MPAP e EGEN / IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) - (EPPG/FGV-BSB)

 

Datas Importantes

Início  de Submissão: 02 Maio 2023

Término de Submissão: 31 de Julho de 2023

Divulgação dos resultados: outubro de 2023

Previsão de publicação: Março de 2024.

Apresentação:

Espera-se que sejam apresentados estudos os quais considerem as possibilidades e os desafios para o estudo das competências, mensuração de efeitos da aprendizagem, competências ou gestão por competências na esfera pública, privada e das organizações do Terceiro Setor como um todo. Investigações que contemplem perspectivas diferentes para os níveis de análise das competências e aprendizagem - multinível, organizacional, equipe, individual.

Temas de interesse:

Para essa chamada, os autores poderão enviar trabalhos nas seguintes temáticas:

  • Gestão por competências.
  • Diagnóstico e prognóstico de competências.
  • Relações de trabalho e desenvolvimento de competências.
  • Relações de trabalho e aprendizagem nas organizações.
  • Provimento de competências.
  • Avaliação de desempenho por competências.
  • Recompensa por competência.
  • Certificação de competências.
  • Trilhas de aprendizagem de competências.
  • Competências em suas diferentes dimensões, tipologias, níveis (individual, equipe e organizacional) e profissões.
  • Práticas e processos de aprendizagem, tanto na perspectiva formal quanto informal, em diferentes contextos organizacionais.
  • Desafios e possibilidades de estratégias de aprendizagem que envolvam a natureza das pessoas e suas múltiplas diversidades e relações com a organização.
  • Variáveis antecedentes e consequentes das competências no contexto organizacional.
  • Variáveis antecedentes e consequentes das aprendizagens nas organizações.

 

Modalidades de publicações:

Serão aceitas submissões nas modalidades convencionalmente publicadas pela REUNIR, principalmente:

Artigos teórico-empírico;

Casos para ensino;

Ensaios teóricos; e

Artigos  tecnológicos.

Condições para submissão

  • Seguir as normas da Revista REUNIR https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/about/submissions
  • Esta chamada convidará os melhores artigos apresentados para fast-tracks no tema 5 - Competências e Aprendizagem: desafios e possibilidades do EnGPR 2023 e sobre competências e aprendizagem do GT6 - Gestão de Pessoas no setor público do EBAP 2023
  • Não será cobrada taxa de publicação desta chamada especial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os casos de pl´ágio detectados durante a avaliação e após a publicação, quando for o caso, serão excluídos da plataforma, por considerarmos que essas práticas são antiéticas e que devem ter a devida punição, conforme preconiza a legislação brasileira.