https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/issue/feed REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 2023-06-28T13:56:42-03:00 Dr. José Ribamar Marques de Carvalho revistareunirufcg@gmail.com Open Journal Systems <p>Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade</p> <p>Magazine of Administration, Accounting Sciences and Sustainability</p> <p>Revista de Administración, Ciencias Contables y Sostenibilidad</p> <p><strong>A4 Qualis Capes (2017 - 2020)</strong></p> <p><strong>COPE - Comitê de Ética em Publicações</strong></p> <p>A REUNIR procura adotar os princípios do <strong>COPE - Comitê de Ética em Publicações</strong><strong>, </strong>disponível em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines.</p> <p><strong>Descrição:</strong></p> <p>A Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade foi criada em 2011 e é publicada quadrimestralmente (publicação contínua), podendo publicar edições especiais, da Universidade Federal de Campina Grande, com acesso aberto ao seu conteúdo em texto completo (revisado por pares) online. Registrada sob ISSN 2237-3667 (online).</p> <p><strong>Áreas</strong></p> <p>A revista publica artigos nas seguintes áreas:</p> <p><strong><u>Área de Administração</u></strong><strong> </strong>(Administração da Informação, Administração Pública, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing). </p> <p><strong><u>Área de Ciências Contábeis </u></strong>(Controladoria e Contabilidade Gerencial, Contabilidade para Usuários Externos, Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade, Sustentabilidade e Organizações). </p> <p><strong><u>Área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade </u></strong>(Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade, Abordagens e Práticas Sustentáveis, Educação Ambiental, Gestão Ambiental em Organizações, Gestão Socioambiental Setorial, Gestão dos Recursos Naturais, Meio Ambiente e Sociedade). </p> <p>A REUNIR aceita a submissão dos seguintes trabalhos: </p> <ul> <li>Artigo científico</li> <li>Relatos Técnicos - foco em estudos de programas profissionais da área</li> <li>Resenhas de livros</li> </ul> <p>A REUNIR procura adotar os princípios do Comitê de Ética na Publicação (COPE) para publicação acadêmica, no intuito de ser fonte confiável de conhecimento, dados e informações. Através de sua política procura por meio de seu escopo editorial, priorizar trabalhos que explorem temas relevantes para a sociedade. Tem buscado adotar estratégias com temas destacados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU dentro de sua interface no contexto da Administração, Contabilidade e Gestão Ambiental nos mais variados aspectos sociais, econômicos e ambientais. </p> <p>https://www.reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/about</p> <p> </p> https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1426 Análise dos Impactos dos Acidentes Ambientais de Mariana e Brumadinho nas Ações da Mineradora Vale 2022-11-27T14:27:42-03:00 Pedro Augusto Capanema de Souza Fogaça fogapedroo@gmail.com Francisco Teixeira Raeder francisco.raeder@yahoo.com.br José Augusto Veiga da Costa Marques joselaura@uol.com.br <p>Em novembro de 2015, a barragem Fundão da mineradora Samarco, localizada em Mariana (MG), e controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton Brasil, rompeu-se e causou o vazamento de rejeitos industriais. Anos depois, em janeiro de 2019, a barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, localizada na cidade de Brumadinho (MG), também se rompeu e despejou no meio ambiente milhões de m³ de rejeitos de mineração. Incidentes como esses têm diversas consequências na sociedade, e uma delas é a forma com que o mercado financeiro reage a esse tipo de evento, se tratando de uma empresa que negocia ações na bolsa de valores. Diante disso, o estudo teve como objetivo avaliar a reação das ações da Vale S.A. no mercado de capitais brasileiro ao rompimento das barragens. Para isso, foi utilizada a técnica de estudo de eventos, utilizando duas janelas de eventos, uma de 100 dias anteriores e posteriores aos acidentes, e outra de 200 dias anteriores e posteriores aos acidentes, para avaliar o impacto dos eventos na cotação das ações da empresa e no mercado de capitais brasileiro. Os resultados do estudo de eventos mostram que, em ambos os casos, as ações da Vale foram impactadas de forma negativa pelos acidentes ambientais, sofrendo quedas nas suas cotações no curto prazo, se recuperando no longo prazo. Comparando os dois resultados, o acidente de Brumadinho acarretou uma queda no preço das ações mais acentuada, porém o Ibovespa não a acompanhou como fez no caso de Mariana.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1480 Afinal, Quais Benefícios o Fairtrade traz? Compreendendo a influência da certificação para o desenvolvimento de organizações produtivas 2022-10-21T15:58:23-03:00 Adrik Bolandini adrik.bolandini@ufv.br Layon Carlos Cezar layon.cezar@ufv.br Ana Carolina Dias Pereira ana.pereira5@ufv.br <p>O Fairtrade representa um modelo de certificação baseada na relação entre produtores, comerciantes e consumidores, incentivando práticas produtivas mais responsáveis e éticas. Ainda é baixo o número de pesquisas capazes de apontar a eficácia da certificação nas regiões onde atua, deixando lacunas no que se refere a influência da certificação para produtores rurais organizados em cooperativas e associações. Neste contexto, o estudo em questão buscou compreender a influência da certificação Fairtrade para os cafeicultores associados da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzida com cooperados da organização. Utilizou-se como metodologia de análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo categorial e com auxílio do software Iramuteq foi realizada a análise de similitude. A pesquisa revelou que a certificação atende principalmente os quesitos de melhorias sociais e melhorias ambientais, impactando no desenvolvimento educacional dos associados, abrindo oportunidades para ganho de conhecimento em diferentes dimensões. Todavia no quesito econômico, os benefícios ainda são pouco expressivos, visto que o mecanismo de pagamento do maior valor de mercado não tem efetivamente auxiliado os produtores.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1210 Percepção dos usuários quanto ao uso racional da água em prédios públicos administrativos 2023-02-01T20:46:37-03:00 Arícia Fernandes Alves da Silva ariciaalves@hotmail.com Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes l.gustavo.nunes@hotmail.com Simone Rosa da Silva simonerosa@gmail.com <p>Os prédios públicos estão entre os maiores consumidores de água das concessionárias de água do país. Especificamente, a estrutura descentralizada da Administração do Governo do Estado de Pernambuco, que concentra um grande número de prédios públicos difusos pela cidade do Recife, possui um elevado potencial ao desperdício de água devido à má utilização deste recurso. O objetivo deste trabalho é analisar o quanto os usuários estão utilizando a água de maneira racional em prédios públicos administrativos do Estado de Pernambuco. A metodologia consistiu na aplicação de questionários que envolveram questões sobre o comportamento dos usuários ao utilizar a água e na determinação do Índice de Percepção dos usuários. Foram analisados 31 prédios públicos administrativos, onde foram aplicados 2262 questionários, que analisaram o comportamento dos usuários durante as atividades de higiene pessoal, limpeza, preparação de alimentos e rega de jardim. O índice de percepção dos usuários mostrou que, apesar dos usuários realizarem boas práticas de conservação de água na atividade de higiene pessoal, o comportamento pode ser melhorado e proporcionar maior redução no consumo de água. As atividades de preparação de alimentos e rega de jardim apresentaram índices baixos, devendo haver a padronização dos procedimentos realizados pelos usuários para evitar desperdícios.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1122 O Papel do Influenciador Digital na Competição do Mercado Gastronômico 2022-10-05T15:12:46-03:00 Bruna Félix da Silva s.brunafelix@gmail.com Nelson da Cruz Monteiro Fernandes cruzfernandes55@gmail.com Marconi Freitas da Costa marconi_costa@hotmail.com Anderson Diego Farias da Silva andersondiego6@gmail.com <p>Com o avanço das tecnologias o marketing precisou reinventar-se nos meios digitais, abrindo espaço para novas estratégias e ferramentas. Entre elas, vem crescendo o uso de influenciadores digitais como estratégia de marketing. Estes são capazes de trazer uma proximidade maior da empresa com o seu público-alvo, estreitando, assim, os laços de relacionamento do modelo de negócio com o cliente. Com base nisso, esse estudo teve por objetivo compreender como essa estratégia pode proporcionar um diferencial competitivo para empresas do mercado gastronômico. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso qualitativo realizado no Restaurante João Pizza, localizado em Caruaru (PE), o que nos permitiu identificar especificidades do perfil do influenciador digital, da estratégia criativa no processo de construção do marketing e das estratégias adotadas nas mensagens, que formam, assim, a capacidade de influência no caso levantado. Os dados evidenciam que é possível alcançar vantagem competitiva com a tática de influência digital dentro do mercado gastronômico por meio da aplicação de um conjunto de estratégias criativas e veiculação de mensagens dentro da nova lógica do marketing digital.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1307 Os investidores se importam com a sustentabilidade? 2022-10-07T10:07:06-03:00 Alessanderson Carvalho alessanderson.carvalho@hotmail.com Juliane Pacheco pac.juliane@gmail.com Janaína Ferreira janix_17@msn.com Suliani Rover sulianirover@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-size: small;">Este estudo verifica a relevância da sustentabilidade nas companhias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A amostra de 279 empresas da B3 é investigada de 2006 até 2018. A sustentabilidade foi analisada com base em duas <em>proxies</em>: Relatórios de Sustentabilidade (RS) e participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Além disso, o impacto ambiental da empresa foi verificado e classificado de acordo com a atividade principal da empresa, conforme a Lei 10.165/2000. O modelo de Ohlson (1995), adaptado por Collins et al. (1997), foi utilizado para verificar a relevância da sustentabilidade. Ao todo foram publicados 1.303 RS, sendo que 28 empresas divulgaram o RS em todo o período, enquanto 116 não apresentavam. Quanto à relevância da sustentabilidade para os investidores, a empresa pertencer à carteira ISE ou ter uma atividade de impacto ambiental possui preço menor que o das empresas não participantes do ISE ou sem atividade de impacto ambiental, enquanto a emissão do RS não foi significativa. Porém ao associar as <em>proxies</em> de sustentabilidade com o impacto ambiental, o preço das ações é maior. Por fim, se tiver no ISE, emitir RS e ter impacto ambiental os custos superam os benefícios, indicando que o preço da ação é menor do que as empresas sem essas características. Destarte, há evidências que os investidores se importam com a sustentabilidade para tomada de decisão.</span></p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1451 Redes Multinível e Multidimensional em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da Agenda 2030/ONU – Indústria, Inovação e Infraestrutura 2022-11-27T14:49:25-03:00 Liliane Franciole Frazão liliane.frazao@yahoo.com.br Cleber Carvalho de Castro clebercastro@ufla.br Cristina Lelis Leal Calegario ccalegario@ufla.br <p>A Agenda 2030 incentiva um envolvimento global intensivo em apoio à implementação de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Assim, há estímulo para a formação de parcerias, sendo as redes formadas inevitavelmente estruturas multinível e multidimensional. Isso é válido tanto para a Agenda 2030 como um todo como também para objetivos específicos, como o ODS 9 voltado para a Indústria, Inovação e Infraestrutura. Nesse sentido, esse artigo visa identificar o perfil das redes formadas para o alcance do ODS 9. Para tanto, foi considerado o modelo multinível e multidimensional (MLMD) proposto por Park e Lim (2018). A coleta de dados foi realizada na <em>Sustainable Development Goals Partnerships Platform</em>. A classificação dos atores e geração de informações para análise foram realizadas manualmente. Os resultados apontam para uma grande pulverização de atores entre os mais diversos níveis e dimensões, envolvendo tanto atores governamentais como não governamentais em diferentes níveis hierárquicos. O maior número de atores identificados nos projetos é de atores não governamentais, com destaque ao setor privado. Todavia, apesar do seu reconhecido potencial, as transnacionais aparecem com uma tímida participação em projetos com vinculação ao ODS 9. Porém, não há que colocar o peso da realização dos Objetivos em apenas um tipo de ator. É necessário dinamizar os projetos e o ecossistema de parcerias para a implementação deste ODS, podendo inclusive se basear no modelo da tríplice hélice (empresa, governo e universidades), na hélice quádrupla (que inclui a sociedade à tríplice hélice) ou ainda a inclusão da variável ambiental (quíntupla hélice).</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108 Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil 2023-01-30T22:14:39-03:00 SAMARA ZANEDIN saama_zanedin@hotmail.com MARINES TAFFAREL mtaffarel@unicentro.br GELSON MENON gmenon@unicentro.br Jean Lucca Menon jeanluccamenon@gmail.com <p>O Brasil passa por um importante momento sobre reflexões, preservação e estabelecimento da Reputação Corporativa. A busca para manter equilíbrio entre diversos aspectos, tais como econômicos, sociais e de prestigio é um desafio para a sobrevivência dos negócios e tem levado as empresas a adotarem estratégias para contornar o problema. O objetivo deste artigo é investigar o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto. Os resultados da pesquisa permitiram identificar 46 artigos sobre o assunto. Os temas com maior destaque em quantidade de artigos são elencados nas categorias de análise: Responsabilidade Social, Marca Corporativa, Responsabilidade Socioambiental. Analisando os resultados, percebeu-se uma crescente preocupação com a temática, corroborando em aumento das publicações a partir de 2014. De forma geral, as pesquisas associam práticas de boa reputação corporativa ao desempenho organizacional, melhoria de qualidade, melhoria da reputação, redução de resíduos, entre outros ganhos.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1273 Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade: Análise bibliométrica da produção científica 2023-03-02T19:59:36-03:00 Anderson Tiago Peixoto Gonçalves adm.andersontiago@gmail.com Karina da Silva Carvalho Mikosz karina.carvalhoadm@gmail.com <p>Neste artigo objetiva-se analisar bibliometricamente a produção científica sobre Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade. Foram coletados artigos científicos publicados em Periódicos Nacionais e Internacionais, bem como Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, que tenham como objetivo de pesquisa propor ou aplicar Sistemas de Indicadores na mensuração da Sustentabilidade. O período da análise compreende os anos de 2006 a 2015. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, que utilizou como procedimento técnico a bibliometria sob o enfoque da cienciometria. Quanto aos principais resultados, verificou-se que há um crescimento na quantidade de trabalhos desenvolvidos nos últimos 10 anos; o referido tema tem sido abordado pelas mais variadas áreas de conhecimento; a preferência dos autores é por pesquisas de natureza empírica; os Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade utilizados nos trabalhos são modelados conforme o contexto em estudo; e a maior parcela dos trabalhos abordam a Triple Bottom Line (TBL) ou as três dimensões da Sustentabilidade (econômica, social e ambiental).</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1455 E-commerce: perfil e motivação que influenciam na escolha pelo comércio eletrônico dos graduandos de Ciências Contábeis da UFSM 2022-11-27T14:51:11-03:00 Cláudia de Freitas Michelin claudiamichelin30@gmail.com Leonardo Medeiros Salau leosalau@gmail.com Cristiane Krüger cristiane.kruger@ufsm.br Diuliane Thais Neu diulianethais@hotmail.com <p>O e-commerce é tendência e realidade no comércio brasileiro e, ainda, impulsionado pelo cenário de pandemia causado pelo COVID-19, se torna imprescindível recorrer às novas estratégias para distinção e sobrevivência no mercado atuante. Nesse contexto, objetivou-se analisar o perfil e a motivação dos graduandos em Ciências Contábeis da UFSM sobre o mercado eletrônico e investigar as plataformas mais utilizadas, além de observar os impactos que a pandemia trouxe no comportamento dos alunos pesquisados. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, de levantamento com abordagem predominantemente quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e adaptado dos estudos de Moraes (2018), Pattat (2014) e Tonin e Frate (2009). Posteriormente, os dados foram tabulados e rodados em software estatístico de análise. Como resultado obteve-se o perfil dos acadêmicos sendo marcado por ser um perfil jovem, prevalentemente feminino, com acesso à internet e na sua maioria já inserida no mercado de trabalho. Como principais motivações da amostra, destacaram-se a diversidade de produtos e o preço. Sobre a pandemia da COVID-19, o cenário propiciou o aumento da adesão ao comércio eletrônico, tendendo a continuidade após a normalidade de rotina. O estudo traz contribuições para empresas de grande a pequeno porte, como forma de pensar estratégias voltadas ao e-commerce, especialmente aos alunos de Ciências Contábeis, a fim de estimular a utilização de processos eletrônicos no mercado de atuação ou empreender com foco no comércio virtual.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1520 Informações Financeiras sobre os Riscos Relacionados ao Clima: Uma Revisão Sistemática 2023-02-16T22:35:59-03:00 André Luis Rossoni andre.rossoni@embrapa.br Renata Luiza de Castilho Rossoni renatalcrossoni@gmail.com <p>A pesquisa tem como objetivo mapear a literatura sobre a divulgação de informações financeiras relacionadas aos riscos climáticos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura apoiada na análise bibliométrica. Foram analisados 55 artigos, coletados das bases de dados <em>Web of Science</em> e <em>Scopus.</em> Este artigo contribui com a análise sistematizada de um tema que está cada vez mais presente na rotina das organizações e tem sido o foco das discussões a partir do Acordo de Paris de 2015. O estudo revelou que a disseminação do conhecimento sobre o tema é recente, mas evidencia importantes achados, como a falta de padronização dos indicadores e mecanismos robustos de acompanhamento de desempenho ambiental organizacional, destacando a importância de novos estudos. A transparência nas informações disponibilizadas também é um tema relevante no campo de discussão para o aperfeiçoamento dos métodos, assim como a falta de regulamentação para a obrigatoriedade de divulgações financeiras sobre os riscos climáticos. Lacunas de pesquisa foram evidenciadas, sendo divididas em indicadores, gestão de riscos, qualidade das informações, ativismo dos investidores e regulamentação. Cinco temas principais emergiram da revisão com ênfase aos estudos relacionados ao alinhamento das organizações às orientações da TCFD. Proposições foram sugeridas em cada um dos temas discutidos. A investigação constatou que houve um progresso relacionado a transparência na divulgação dos dados das empresas, porém apenas isso está muito longe de ser um resposta adequada aos desafios para o alinhamento das finanças relacionadas ao clima.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1450 Consciência, comportamento e conhecimento ambiental: uma análise com universitários do curso de Direito. 2023-02-16T19:21:30-03:00 Claudia Maria da Silva Bezerra claudiamsbezerra@gmail.com Eloisa Elena Shinohara eloisa.elena@hotmail.com Heidy Rodriguez Ramos heidyr@gmail.com Magela Romero Almodóvar magela@ffh.uh.cu <p>A consciência ambiental e a consequente busca por produtos ambientalmente menos impactantes ao meio ambiente, têm se consolidado nos últimos anos. Influências pessoais e do meio, influenciam o comportamento ambiental das pessoas, dentre elas a educação ambiental. É fundamental identificar como o conhecimento acerca de questões ambientais pode ser considerado um indicador da ação consciente do consumidor. Para tanto, nada melhor do que focar estes estudos nos futuros formadores de opinião, os estudantes universitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de&nbsp; Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996). Assim, uma pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma <em>Survey</em> com universitários do curso de Direito. A amostra foi composta de 350 respondentes e as análises foram realizadas por meio do software <em>RStudio Team</em> (2015). Os resultados indicam diferenças de comportamento ambiental entre os grupos de alunos que cursaram disciplina com conteúdo ambiental e aqueles que não cursaram, contudo não foram identificadas diferenças na consciência ambiental, sugerindo que existe influência positiva de disciplinas ambientais no comportamento de compra dos universitários.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1538 Efeitos das práticas de ESG no custo de capital das empresas brasileiras 2023-02-16T22:14:55-03:00 Rafael Salim Balassiano rafael.s.balassiano@gmail.com Wilson Eduardo Ikeda wilson_ikeda@uol.com.br Michele Nascimento Jucá michele.juca@mackenzie.br <p>O reconhecimento da necessidade de ações para fazer frente aos impactos das mudanças climáticas, de diversidade e regras de <em>compliance</em> leva a um aumento dos investimentos pelas empresas que adotam práticas de sustentabilidade que vêm se tornando relevantes para as decisões de investidores. No Brasil, a percepção sobre o valor da adoção das práticas de ESG é mais recente e vem crescendo, havendo o reconhecimento de que o desenvolvimento econômico deve ocorrer com avanço sustentável no país. Este estudo verifica se a adoção de práticas de sustentabilidade acarreta numa redução do custo de capital de 96 empresas – não financeiras – brasileiras, de capital aberto, e com informações de pontuação ESG de, ao menos, 3 anos no período de 2016 a 2020 utilizando regressões múltiplas lineares por <em>pooled</em> ou painel. Verifica-se a existência de uma relação negativa entre o componente ambiental e o custo do capital de terceiros que confirma uma preocupação crescente dos países sobre as questões ambientais. Porém com a não ratificação da hipótese de redução de custo de capital próprio, indica-se que os credores possuem maior sensibilidade às práticas ambientais das empresas que seus acionistas. Dessa forma, diferentemente dos países desenvolvidos, empresas e investidores brasileiros ainda não conseguem perceber os benefícios financeiros advindos da adoção de práticas de sustentabilidade, apontando oportunidades para tais investimentos.</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1592 Palavra do Editor 2023-06-02T15:50:35-03:00 José Ribamar Marques de Carvalho profribamar@gmail.com <p><strong>PALAVRA DO EDITOR – REUNIR V.12, Nº 2, 2023</strong></p> <p>Caro(a) leitor(a), apresentamos o segundo volume do ano de 2023. Na oportunidade temos a satisfação de informar que esta é a segunda edição do periódico que está sendo publicado em duas línguas (português e inglês), com exceção dos artigos em que os autores não optaram pela tradução em razão da submissão do <em>paper</em> ter sido efetuada antes da adoção dessa prática pela REUNIR. A estratégia se concentra em busca de uma inserção do periódico no âmbito internacional.</p> <p>Externo minhas congratulações aos autores que tiveram artigos publicados nesta edição. Gostaria, também, de agradecer pelo trabalho prestado pelos avaliadores dos artigos. Sem ao empenho destes esta edição não seria possível, muito obrigado pela parceria e empenho em contribuir para o crescimento de nosso periódico.</p> <p>Neste número, são publicados 12 artigos científicos. O primeiro artigo foi escrito por <strong>Pedro Augusto Capanema de Souza Fogaça</strong>, <strong>Francisco Teixeira Raeder</strong> e <strong>José Augusto Veiga da Costa Marques</strong> avaliaram a reação das ações da Vale S.A. no mercado de capitais brasileiro ao rompimento das barragens, através da hipótese dos Mercados Eficientes, em que os preços das ações refletem as informações disponíveis no mercado.</p> <p>No segundo artigo, os autores <strong>Adrik Bolandini, Layon Carlos Cezar e Ana Carolina Dias Pereira</strong> compreenderam a influência da certificação Fairtrade para os cafeicultores associados da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL.</p> <p>O terceiro artigo de autoria de <strong>Arícia Fernandes Alves da Silva</strong><strong>, </strong><strong>Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes</strong> &nbsp;e <strong>Simone Rosa da Silva</strong> analisar o quanto os usuários estão utilizando a água de maneira racional em prédios públicos administrativos do Estado de Pernambuco.</p> <p>No quarto artigo, <strong>Bruna Félix da Silva</strong>, <strong>Nelson da Cruz Monteiro Fernandes</strong>, <strong>Marconi Freitas da Costa e Anderson Diego Farias da Silva estudaram c</strong>omo o papel &nbsp;de influenciador digital pode gerar vantagem competitiva para empresas do mercado gastronômico.</p> <p>Por sua vez, no quinto artigo, <strong>Juliane Pacheco, </strong><strong>Alessanderson Carvalho, Janaína Ferreira e Suliani Rover </strong>verificaram a relevância da sustentabilidade nas companhias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3).</p> <p>No sexto artigo, <strong>Liliane Franciole Frazão, Cleber Carvalho de Castro e Cristina Lelis Leal Calegario </strong>identificaram o perfil das redes formadas para o alcance do ODS 9. Para tanto, foi considerado o modelo multinível e multidimensional (MLMD) através do modelo por Park e Lim (2018).</p> <p>O sétimo artigo desta edição os autores <strong>Samara Zanedin, </strong><strong>Marines Taffarel, Gelson Menon e </strong><strong>Jean Lucca Menon </strong>investigaram o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto.</p> <p>Já o artigo oito de autoria de <strong>Anderson Tiago Peixoto Gonçalves e Anderson Tiago Peixoto Gonçalves </strong>analisaram bibliometricamente a produção científica sobre Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade. Foram coletados artigos científicos publicados em Periódicos Nacionais e Internacionais, bem como Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, que têm como objetivo de pesquisa propor ou aplicar Sistemas de Indicadores na mensuração da Sustentabilidade.</p> <p>No artigo nove, <strong>Cristiane Krüger, </strong><strong>Cláudia de Freitas Michelin, Leonardo Medeiros Salau e Diuliane Thais Neu </strong>analisaram o perfil e a motivação dos graduandos em Ciências Contábeis da UFSM sobre o mercado eletrônico e investigar as plataformas mais utilizadas, além de observar os impactos que a pandemia trouxe no comportamento dos alunos pesquisados.</p> <p>O artigo dez dos autores <strong>André Luis Rossoni e Renata Luiza de Castilho Rossoni </strong>mapearam a literatura sobre a divulgação de informações financeiras sobre os riscos relacionados ao clima, identificando os principais temas abordados, lacunas na pesquisa e tendências futuras. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura combinada com uma análise bibliométrica.</p> <p><strong>Claudia Maria da Silva Bezerra, Heidy Rodriguez Ramos, Eloisa Elena Shinohara e Magela Romero Almodóvar </strong>analisaram a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996).</p> <p>Finalizando esta edição o artigo doze <strong>Rafael Salim Balassiano, Wilson Ikeda e Michele Nascimento Jucá </strong>verificaram se a adoção de práticas de sustentabilidade acarreta numa redução do custo de capital de 96 empresas – não financeiras – brasileiras, de capital aberto, e com informações de pontuação ESG de, ao menos, 3 anos no período de 2016 a 2020 utilizando regressões múltiplas lineares por <em>pooled</em> ou painel.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Espero que desfrutem dessa nova edição.</p> <p>Saudações editoriais e acadêmicas.</p> <p>Sousa, PB, 02 de Junho de 2023.</p> <p><strong>José Ribamar Marques de Carvalho, PhD.</strong></p> <p>Editor chefe REUNIR</p> 2023-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade