ADERÊNCIA DE INDICADORES DE DESEMPENHO ASSOCIADOS ÀS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (PB)
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i2.626Palavras-chave:
Indicadores de Desempenho;, Estratégia Empresarial;, Construção CivilResumo
A utilização de indicadores como forma de mensuração de desempenho nas organizações se caracteriza como uma importante ferramenta estratégica, considerada apropriada para fornecer informações à gestão, acerca do desempenho empresarial. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a aderência de indicadores de desempenho associados às perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), das organizações que atuam na Construção Civil no município de João Pessoa. Para tanto, foram analisadas 29 construtoras e investigados 35 indicadores de desempenho classificados entre as dimensões do BSC. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado e a pesquisa teve abordagem quantitativa. Os resultados apresentaram que as empresas indicaram a utilização da maioria dos indicadores e atribuíram os graus “muito importante” ou “importante” para a maior parte deles. Dessa forma, sugere-se que os gestores, de modo geral, estão preocupados em conhecer o desempenho das construtoras, não apenas relacionado às questões financeiras, mas também aos clientes, à inovação e aprendizagem interna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.