Planejamento estratégico e gestão organizacional no setor farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1093Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Gestão organizacional, Competitividade.Resumo
O presente trabalho objetivou analisar como se delineia o planejamento estratégico e como é a sua aplicabilidade na gestão organizacional de uma rede de farmácia na cidade de Irati-PR. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo básica, e de natureza descritiva. Para levantamento dos dados foram aplicados questionários aos colaboradores e proprietários, assim como também foram feitas observações a fim de analisar os aspectos observados em estudos bibliográficos. Como resultados alguns pontos observados na prática da gestão organizacional da farmácia continham relações com a teoria, como: o planejamento em si para cada tomada de decisão, marketing, relacionamento com cliente, aperfeiçoamento de técnicas e atendimento, percepção e prevenção quanto à concorrência. Para isso, os gestores utilizavam recursos de gestão advindos da busca teórica na rotina da empresa, permitindo que a farmácia se mantivesse em elevado nível de competitividade. Logo, nota-se que assim como na teoria, a gestão organizacional aplicada nas práticas do dia a dia, de modo rígido, eleva a competitividade da organização, pois satisfaz tanto o cliente final que a torna competitiva em relação à concorrência quanto seus colaboradores que fundamentam a manutenção da competitividade no mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.