Percepção dos servidores públicos sobre planejamento estratégico organizacional: o caso de uma unidade descentralizada do MPF através da implantação do balanced scorecard
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.946Palavras-chave:
Gestão Pública, Planejamento, Balanced ScorecardResumo
Nos últimos anos diversas organizações públicas têm utilizado o instrumental da metodologia do Balanced Scorecard para formular e implantar seus planejamentos estratégicos. Seguindo esta linha de modernização da gestão, o Ministério Público Federal (MPF) instituiu o seu Planejamento Estratégico Institucional para o decênio 2011-2020, com desdobramento para todos os seus órgãos e unidades gestoras. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o nível de percepção dos servidores de uma Unidade Administrativa Descentralizada do MPF em relação ao planejamento estratégico da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de questionário, aos servidores lotados na Procuradoria Regional da República – 5ª Região, unidade administrativa descentralizada do MPF. Os resultados encontrados sugerem que o nível de percepção dos pesquisados sobre o planejamento estratégico do MPF encontra-se em nível satisfatório, pois a maioria conhece e entende o que é planejamento estratégico, contribuindo assim para a consecução dos objetivos organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.