Percepção dos servidores públicos sobre planejamento estratégico organizacional: o caso de uma unidade descentralizada do MPF através da implantação do balanced scorecard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.946

Palavras-chave:

Gestão Pública, Planejamento, Balanced Scorecard

Resumo

Nos últimos anos diversas organizações públicas têm utilizado o instrumental da metodologia do Balanced Scorecard para formular e implantar seus planejamentos estratégicos. Seguindo esta linha de modernização da gestão, o Ministério Público Federal (MPF) instituiu o seu Planejamento Estratégico Institucional para o decênio 2011-2020, com desdobramento para todos os seus órgãos e unidades gestoras. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o nível de percepção dos servidores de uma Unidade Administrativa Descentralizada do MPF em relação ao planejamento estratégico da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de questionário, aos servidores lotados na Procuradoria Regional da República – 5ª Região, unidade administrativa descentralizada do MPF. Os resultados encontrados sugerem que o nível de percepção dos pesquisados sobre o planejamento estratégico do MPF encontra-se em nível satisfatório, pois a maioria conhece e entende o que é planejamento estratégico, contribuindo assim para a consecução dos objetivos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herivânio Torres Bandeira, Ministério Público Federal

Mestre em CONTROLADORIA pela UFRPE (2019), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA pela UFRPE (2012), Graduação em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA pela UFRPE (2015), em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2007) e em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela UFRPE (2002). Trabalha como TÉCNICO ADMINISTRATIVO do MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Contador registrado no CRC/PE, com experiência em contabilidade financeira e em orçamento e finanças públicas.

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Graduada, Mestre e Doutora em Administração. Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professora Associada aposentada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco. Leciona disciplinas da área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Liderança, Administração Geral, Competências e Desempenho. Desenvolveu diversas pesquisas sobre o mercado de trabalho e perfil do Administrador e do Controller, exigências e condições para o estagiário de administração, formas de recrutamento e seleção dos docentes de administração em Pernambuco e peculiaridades da gestão de pessoas em pequenas empresas prestadoras de serviço em shoppings centers da Região Metropolitana de Recife e do Porto Digital em Pernambuco, Competências dos Controllers, Formação em Controladoria no Brasil. Participou ativamente da vida universitária da UFPE, tendo ocupado cargos desde Chefia do Departamento de Ciências Administrativas e Coordenação do Curso de Graduação e Pós em Administração a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Possui artigos publicados em periódicos, anais de congressos, capítulos de livros e livros publicados.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Bandeira, H. T., & Amorim, T. N. G. F. (2020). Percepção dos servidores públicos sobre planejamento estratégico organizacional: o caso de uma unidade descentralizada do MPF através da implantação do balanced scorecard. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 66-77. https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.946

Edição

Seção

Artigos científicos