Determinantes do nível de alfabetização financeira no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i3.1440Palavras-chave:
finanças pessoais, bem-estar financeiro, contexto universitárioResumo
Considerando o crescente comprometimento financeiro da população, constata-se a necessidade de haver um suporte, especialmente ao grupo com maiores dificuldades. A fim de reconhecer este grupo, convém investigar os fatores intervenientes no nível de Alfabetização Financeira, proposta aplicada nesta pesquisa no contexto universitário. Para isso, promoveu-se um levantamento quantitativo, hipotético-dedutivo e descritivo-explicativo, analisando estatisticamente os desempenhos financeiros de graduandos de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especificamente quanto ao perfil, a amostra era caracterizada pela presença de jovens, solteiros e sem dependentes, com rendimentos restritos e baixa escolaridade familiar, que trabalhavam e residiam na região, apresentando tendência ao neuroticismo, amabilidade e abertura à experiência. Esses graduandos alcançaram um nível intermediário de Alfabetização Financeira, em virtude dos conhecimentos restritos, além da interferência de fatores pessoais e comportamentais, sendo reconhecidas dificuldades de graduandos do sexo feminino, originários de outros estados, que estavam iniciando o curso e que tinham limitações quanto à conscienciosidade, abertura à experiência e contato com conteúdos financeiros. A partir dessas evidências é possível haver um direcionamento adequado das propostas voltadas à inclusão financeira. Esta é a principal recomendação para futuras abordagens, além da avaliação de projetos existentes para verificar sua adequabilidade e a exploração de outros contextos. Com isso, espera-se garantir um avanço do debate e a contenção do comprometimento financeiro ocorrido.
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