ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO CLUSTER DE CONFECÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

Autores

  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sandra Maria Araújo de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Aline Lacerda Lino da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Willan Breno Souto Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v5i2.240

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar quais os fundamentos de competitividade estão presentes no cluster de confecções situado no município de Campina Grande-PB, a partir do modelo teórico de Zaccarelli et al. (2008). Para isso, foi utilizado o modelo do referido autor que apresenta 11 fundamentos para avaliar a competitividade. A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa conduzida sob a forma de estudo de caso. O resultado demonstra que alguns dos fundamentos foram contemplados, já outros não demonstraram um nível alto de competitividade. No cluster existe grande limitação quanto às formas de cooperação, acesso à informação e relação com fornecedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Sandra Maria Araújo de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Ciências da Sociedade. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Aline Lacerda Lino da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Willan Breno Souto, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Downloads

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Lacerda, C. C. de O., Souza, S. M. A. de, Silva, A. L. L. da, & Souto, W. B. (2015). ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO CLUSTER DE CONFECÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 5(2), 1-24. https://doi.org/10.18696/reunir.v5i2.240

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)