Ecoinovação em Empreendimentos de Tursimo Sustentável: O estudo de múltiplos casos no entorno do Riacho do Talhado

Autores

  • David Nunes da Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Veruschka Vieira Franca UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Grayceane Bomfim Santos de Jesus Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1007

Palavras-chave:

Ecoinovação. Sustentabilidade. Turismo Sustentável.

Resumo

A ecoinovação, modalidade de inovação objetiva um novo patamar na busca de soluções que interfiram de maneira positiva na relação com o meio ambiente, sendo um dos caminhos que podem conduzir a sustentabilidade ambiental. Nessa perspectiva, os empreendimentos que operam o turismo sustentável enxergam na ecoinovação uma oportunidade de agregar valor e atrair novos clientes. O estudo objetivou apontar os principais determinantes de ecoinovação nos empreendimentos que desenvolvem o turismo sustentável no entorno do Riacho do Talhado da Cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. Para tal foram realizados estudos de múltiplos casos em três empreendimentos de turismo sustentável, considerando a localização geográfica e a relevância do turismo na geração de emprego, renda, suas diversas interações e impactos sociais. Foram verificadas as tipologias de turismo que são praticadas e realizado o enquadramento dos empreendimentos como operadores de turismo sustentável, utilizando os princípios técnicos propostos pelo Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável – CBTS; foram apontadas as práticas de ecoinovação com a adaptação de modelos teóricos utilizados para identificar a presença e tipologia de ecoinovações; para só então apontar os principais determinantes de ecoinovações nos empreendimentos pesquisados. A coleta de dados ocorreu com entrevistas semiestruturadas.  O estudo teve abordagem qualitativa, foi descritivo e exploratório, o método foi dedutivo com análise de conteúdo e observação participante. Os resultados apontaram para que as organizações pesquisadas operam o turismo sustentável, são ecoinovadores e seus fatores determinantes são similares apesar de trabalharem com tipos de turismo diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veruschka Vieira Franca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Atualmente é professora Associada II do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1998) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1994). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção e Sistemas de Gestão Qualidade. Professora do programa de mestrado em administração da UFS desde 2011, atuando na linha de pesquisa gestão da inovação e tecnologia. Em 2012 realizou pós-doutorado em Gestão em Engenharia de Sistemas na University College London.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Cunha, D. N. da, Vieira Franca, V., & Jesus, G. B. S. de . (2022). Ecoinovação em Empreendimentos de Tursimo Sustentável: O estudo de múltiplos casos no entorno do Riacho do Talhado. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(2), 138-155. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1007

Edição

Seção

Artigos científicos