TRIPLE BOTTOM LINE DA SUSTENTABILIDADE UMA ANÁLISE EM EMPRESAS NACIONAIS PRODUTORAS DE ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS E ANIMAIS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i1.94Palavras-chave:
Triple Bottom Line, Sustentabilidade, Estratégia, Competitividade e óleos e gorduras vegetais e animais.Resumo
Este artigo tem como objetivo pesquisar três indústrias nacionais produtoras de óleos e gorduras vegetais e animais (OGVA) quanto ao reaproveitamento de seus resíduos (pós-consumo). A análise se baseia na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que utiliza como ferramenta a logística reversa para retornar os mesmos aos centros produtivos. A adoção dessa prática pode estar relacionada ao TBL (Triple Bottom Line) da Sustentabilidade por atender aos aspectos: ambiental, social e econômico da presente e futuras gerações. Como consequência, o resultado negativo encontrado pós-análise foi a não adoção da logística reversa como atividade sustentável. Outras, mais próximas ao negócio, como uma retratação socioambiental foram apresentadas demonstrando como as organizações utilizam destas práticas sustentáveis como geração de valor e estratégia de competitividade e sobrevivência no mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.