A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO ÀS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v7i2.559Keywords:
Perícia Contábil. Habilidades e Competências. Perito Contador.Abstract
A Perícia Contábil estabelece procedimentos técnicos e científicos designados a induzir à instância decisória evidências de prova necessárias à solução justa do litigio que versa sobre questões patrimoniais. Visto isso, o perito contador deve ter consigo as devidas habilidades e competências para desenvolver o trabalho com precisão. O presente trabalho objetivou verificar a percepção dos estudantes de graduação a respeito das habilidades e competências desenvolvidas na disciplina de Perícia Contábil, por meio de questionários aplicados a 202 alunos de uma universidade Federal e uma privada, nas cidades do Rio de Janeiro e Natal. A amostra final do estudo contou com 197 respondentes. É uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram que os discentes concordam que adquiriram conhecimentos, mas não os percebem aptos para exercer tal função e que apesar dos professores terem domínio teórico e prático da disciplina, não há metodologias de embasamento prático para a maioria dos respondentes.
Downloads
References
BRASIL, CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de
Contabilidade. Resolução n. 1243, de 10 de dezembro de 2009. NBC TP 01 – Da Perícia Contábil. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2009/001243>. Acesso em:15 set. 2015.
______. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de
Contabilidade. Resolução n. 1244, de 10 de dezembro de 2009. NBC PP 01- Perito Contábil. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2009/001244> . Acesso em: 15 set. 2015.
______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES Nº 10 de 16.12.2004. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf >. Acesso em: 15 set. 2015.
______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CFE 03, de 14 de out de 1992. Fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Contábeis. Conselho Federal de Educação.
CONTI, Fátima. Biometria - Teste Qui-Quadrado. 2011. Disponível em: <http://www.ufpa.br/dicas/biome/biopdf/bioqui.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015.
ENNIS, Michelle R. Competency Models: A Review of the Literature and The Role of the Employment and Training Administration (ETA). Disponível em: http://www.careeronestop.org/COMPETENCYMODEL/info_documents/OPDRLiteratureReview.pdf Acesso em: 08 nov.2014.
FLEURY, A. & FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONÇALVES, Patrícia Celestino; RODRIGUES, Michele Rílany MACHADO, Lúcio de Souza; ZANOLLA, Ercílio. Características do perito-contador: perspectiva segundo juízes da Justiça Federal, advogados da União e peritos-contadores no contexto goiano Revista Contemporânea de Contabilidade, vol. 11, núm. 22, enero-abril, 2014, pp. 119-140 Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Brasil
IFAC. Framework for international education standards for professional accountants, 2009. Disponível em: <http://www.ifacnet.com/?q=framework+for+international+education+statements&utm_medium=searchbox>. Acesso em: 14 out. 2014.
MARTINS, Joana D'arc Medeiros; ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Estudo sobre a Relevância de Laudos Contábeis às normas técnicas do Conselho Federal de Contabilidade, Produzidos em Processos Judiciais Envolvendo Cartões de Crédito, Falência e Sistema Financeiro da Habitação na Comarca de Natal/RN. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Unb, Natal, 2007.
NEVES JÚNIOR, Idalberto José das; SILVA, Silvana Alves da. Proposição ao Ensino da Perícia Contábil no Distrito Federal. In: CONGRESSO DA USP FIPECAFi, 1., 2007, São Paulo. Proposição ao Ensino da Perícia Contábil no Distrito Federal. São Paulo: Fipecafi, 2007. v. 1, p. 10 - 20.
NEVES JÚNIOR, Idalberto José das; AMARAL, Jorge Luiz; DIAS, Arnaldo Gonçalves; BARRETO, Marcelo Daia. Perícia Contábil na Graduação: sua Contribuição para Formação de Contadores, a partir da aplicação do Modelo Contingencial de Vroom. In: CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - ADCONT, 6, 2015, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Adcont, 2015. p. 1 - 14.
ORNELAS, Martinho Maurício Gomes. Perícia Contábil. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PELEIAS, Ivam R.; ORNELAS, Martinho M. G. de; HENRIQUE, Marcelo R.; WEFFORT, ElionorF. J.. Perícia Contábil: Análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis na grande SãoPaulo. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.03, p.79-108, dez/2011.
SÁ, Antônio Lopes de. Perícia Contábil. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
SANTANA, Creusa Maria de. A Perícia Contábil e sua Contribuição na Sentença Judicial: um estudo exploratório. 1999. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Contabilidade, Controladoria, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, 1999.
SCHMITZ, Tatiane; SANTOS, Vanderlei dos; DALLABONA, Lara Fabiana; TRUPPEL, Elaine Kammers; TRUPPEL, Leomar. Perícia contábil: análise bibliométrica e sociométrica em periódicos e congressos nacionais no período de 2007 a 2011. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC, ISSN 1808-378, Florianópolis, v. 12, Edição Especial n. 37, p. 64-79, dez. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.