Competências multiníveis dos líderes para transformação digital – uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Carla Joseandra Dillenburg Universidade Feevale
  • Cristiane Froehlich Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1651

Palavras-chave:

Competências multiníveis., Liderança digital., Transformação digital

Resumo

Resumo: A transformação digital (TD) substitui as formas de gestão e operação tradicionais das organizações pela adesão de novas tecnologias digitais com enfoque no pensamento estratégico voltado a adaptação das empresas aos novos paradigmas digitais. A TD exige das lideranças competências estratégicas e analíticas que promovam um movimento multinível de interdependência e que agreguem valor econômico e social aos indivíduos e às indústrias. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em identificar na literatura as competências das lideranças para a transformação digital das indústrias em nível organizacional, de equipe e individual e caracterizar as publicações da literatura sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa focada na revisão sistemática da literatura (RSL) de 44 artigos nacionais e internacionais analisados que resultou na identificação de nove competências das lideranças para promover a TD nas indústrias. As competências em nivel organizacional identificadas foram: alinhamento com as estratégias da organização; integrar, reavaliar e promover o desenvolvimento de competências digitais; promover a mudança da cultura organizacional. Em nível de equipe foram: influenciar, conduzir e motivar pessoas; promover iniciativas digitais formando equipes multidisciplinares e multifuncionais; e, em nível individual: adaptação constante na forma de liderar; capacidades multidisciplinares; comunicação clara e objetiva e fluência digital. A identificação destas nove competências auxiliará as organizações na realização do autodiagnóstico de competências multiníveis que revelará a necessidade de desenvolvimento destas lideranças para manter e alavancar a TD nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Feevale.

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

Doutora em Economia de Empresas pela Universidade das Ilhas Baleares - Espanha. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Feevale.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Dillenburg, C. J., Froehlich, C., & Bohnenberger, M. C. (2024). Competências multiníveis dos líderes para transformação digital – uma revisão sistemática da literatura. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 174-195. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1651

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem