ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA ELETRÔNICA DOS MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO BRASIL: UM ESTUDO BASEADO NO MODELO DE MELLO (2009)
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v4i3.199Palavras-chave:
Práticas. Governança Eletrônica. Municípios.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de governança eletrônica dos 100 municípios mais populosos do Brasil, a partir do modelo proposto por Mello (2009). Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados revelaram que prática de usabilidade e acessibilidade foi aquela que apresentou a maior média de implantação entre os municípios com média de 11,40, seguido pela prática de conteúdo com 11,13. Além disso, constatou-se que Campo Grande foi o município com maior pontuação para o IGMB, com 64,30% das práticas de governança eletrônica implantadas, seguido por Anápolis (62,83%), Vitoria (62,47%), Betim (62,01|%) e São Paulo com (61,02%) das práticas observadas nos sítios. Boa Vista foi aquele com a menor pontuação para o IGMB, com 18,76% das práticas de governança eletrônica implantadas. Conclui-se que os municípios pesquisados não estão implantando as práticas de governança que são discutidas na literatura, o que torna claro que tais municípios necessitam observar que apenas a implantação das tecnologias da informação sem um incentivo a participação da sociedade, não garante uma interação entre governo e sociedade, dificultando um canal de comunicação bilateral que promova um eficaz controle social.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.