Experiências Premiadas de Inovação em Organizações Públicas Brasileiras: práticas organizacionais e relações com competências coletivas

práticas organizacionais e relações com competências coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1696

Palavras-chave:

Inovação, Práticas Organizacionais, Competências Coletivas

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas que receberam prêmios de inovação em organizações públicas brasileiras. Para tal foi utilizada uma abordagem qualitativa com triangulação de dados obtidos em 14 entrevistas e 19 relatórios referentes às equipes premiadas na categoria 1 do Concurso Inovação no Setor Público entre 2018 e 2022, os quais foram submetidos a análise de conteúdo. Como principais resultados foram identificadas cinco práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas enumeradas no modelo validado por Montezano (2021): incentivo à inovação, suporte organizacional, estabelecimento de parcerias, de redes formais e informais e realização de treinamentos e capacitações. Como contribuições teóricas podem ser citadas a identificação de práticas organizacionais associadas às competências coletivas voltadas à inovação e aprofundamento da compreensão quanto ao nível das equipes, pouco contemplado em pesquisas científicas conforme verificado em revisão de literatura. Os resultados desta pesquisa podem subsidiar a adoção de práticas organizacionais associadas ao perfil inovativo, estimular equipes de trabalho a desenvolverem competências inovativas e possibilitar melhor compreensão do desempenho e das competências coletivas nas organizações públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Teixeira de Miranda Lins, Universidade Federal da Paraíba/PPGOA

Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela UFPB (2023) e Bacharel em Direito (2015) pela UFPB. Atualmente é Assistente em Administração na UFPB.

Wagner Soares Fernandes Santos, Universidade Federal da Paraíba/PPGOA

Doutor em Administração pela UFRGS (2015), Mestre (2006) e Bacharel (2003) em Administração pela UFPB. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração do CCSA/UFPB, com atuação na Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA). Tem experiência profissional em cargos executivos de organizações públicas e privadas, bem como atuação acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão) em diversas Instituições de Ensinos Superior. Principais interesses de pesquisa: Recursos Humanos, Estratégias e Gestão da Inovação.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Lins, C. T. de M., & Santos, W. S. F. (2024). Experiências Premiadas de Inovação em Organizações Públicas Brasileiras: práticas organizacionais e relações com competências coletivas: práticas organizacionais e relações com competências coletivas. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 134-153. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1696

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem