Experiências Premiadas de Inovação em Organizações Públicas Brasileiras: práticas organizacionais e relações com competências coletivas
práticas organizacionais e relações com competências coletivas
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1696Palavras-chave:
Inovação, Práticas Organizacionais, Competências ColetivasResumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas que receberam prêmios de inovação em organizações públicas brasileiras. Para tal foi utilizada uma abordagem qualitativa com triangulação de dados obtidos em 14 entrevistas e 19 relatórios referentes às equipes premiadas na categoria 1 do Concurso Inovação no Setor Público entre 2018 e 2022, os quais foram submetidos a análise de conteúdo. Como principais resultados foram identificadas cinco práticas organizacionais relacionadas às competências coletivas enumeradas no modelo validado por Montezano (2021): incentivo à inovação, suporte organizacional, estabelecimento de parcerias, de redes formais e informais e realização de treinamentos e capacitações. Como contribuições teóricas podem ser citadas a identificação de práticas organizacionais associadas às competências coletivas voltadas à inovação e aprofundamento da compreensão quanto ao nível das equipes, pouco contemplado em pesquisas científicas conforme verificado em revisão de literatura. Os resultados desta pesquisa podem subsidiar a adoção de práticas organizacionais associadas ao perfil inovativo, estimular equipes de trabalho a desenvolverem competências inovativas e possibilitar melhor compreensão do desempenho e das competências coletivas nas organizações públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.