Joguei, e agora? Reflexões acerca do potencial de contribuição dos Jogos Sérios no desenvolvimento de competências individuais nas organizações

Autores

  • Leticia Ouros Universidade Nove de Julho
  • Roberto Ruas Universidade Nove de Julho- Uninove
  • Cristiane Pedron Universidade Nove de Julho- Uninove

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1694

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Noção de Competências,, Métricas de Competências

Resumo

Uma das alternativas recentes para lidar com a complexidade do desenvolvimento profissional em ambientes organizacionais sujeitos a grandes mudanças e instabilidade tem sido a utilização de jogos sérios. Apesar do aumento na quantidade de estudos sobre o tema, destaca-se uma lacuna: a escassez de pesquisas que analisam os resultados efetivos no desenvolvimento de competências entre os participantes desses jogos. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a repercussão da aplicação de jogos sérios em processos de treinamento e desenvolvimento profissional. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de casos múltiplos, por meio de pesquisa exploratória envolvendo três casos de ações de capacitação com foco no desenvolvimento de competências através do uso de jogos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, pesquisa no site da empresa, análise de vídeos, materiais promocionais e matérias divulgadas na imprensa. Os resultados da pesquisa apontam que, considerando as especificidades dos casos analisados, os jogos sérios podem mobilizar determinados tipos de comportamentos e habilidades entre os participantes. No entanto, a análise dos dados também revela outras contribuições, como a necessidade de métricas qualitativas e quantitativas mais abrangentes para avaliar a efetividade do uso intensivo de jogos sérios no desenvolvimento de competências. Durante o exercício dos jogos sérios, foram observadas competências que não estavam previstas em seu planejamento inicial. Por fim, vale mencionar que a participação nos jogos pode resultar em um aumento da duração da jornada de trabalho dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Ouros, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração, MBA em Digital Business, Cursando Data Science e Analytics e MBA em Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduada em Administração pela Faculdade Interação Americana (FAENAM). Orienta TCC nos cursos de MBA do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/ESALQ/USP). Foi bolsista CNPQ programa Ali Sebrae atendendo em média 80 PMEs no Grande ABC. Trabalhou como Mediadora e orientadora de Projeto Integrador por um ano e meio nos cursos de Engenharia da Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu por três anos na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), lecionando disciplinas gerenciais, orientando TCCs nas modalidades presencial e EAD. Participação em projetos de iniciação científica, com trabalho premiado com menção honrosa junto ao aluno de graduação. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas certificado pelo CNPQ e pela USTJ na linha Criatividade, Inovação e Empreendedorismo e na linha Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais. Experiência de 11 anos em Recursos Humanos, atuando na implantação e gestão e em diferentes subsistemas. Interesse nos temas: Inovação, Inovação Aberta, Inovação nas PMEs, Desenvolvimento de competências, Jogos Sérios e Gamificação.

Roberto Ruas, Universidade Nove de Julho- Uninove

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Economia - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1978), doutorado em Economia - Université Jules Verne - Amiens - França (1987), pós-doutorado em Administração na École des Hautes Études Commerciales - Montreal, Canadá (1999-2000) e no Centre dEtudes et de Recherches Appliquées à la Gestion (CERAG/UPMF- FRANÇA) - (2009- 2010). Professor visitante da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade - FEA - Universidade de São Paulo (2004-2005). Secretário-Substituto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RS - 1989-1991. Membro do Conselho Superior da FAPERGS 1990-1996. Bolsista CNPq -Produtividade em Pesquisa IC - 1996-2009. Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Administração da UFRGS 1997-1999. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1990 -2012, onde coordenou o Mestrado Profissional Internacional 2005-2011. Foi coordenador de área em Gestão de RH e de Relações de Trabalho da ANPAD (2001-2003). Foi professor do curso de Arte Dramática da UFRGS - 1980-1990, lecionando na área de Direção Teatral. Dirigiu 6 espetáculos teatrais. Autor e co-autor de artigos acerca dos temas Aprendizagem, Competências e Capacidade Absortiva e organizador de 3 livros sobre competências individuais e coletivas. Entre 1999 e 2012 orientou um Workshop de Gestão e Criatividade em vários programas de Pós-graduação em administração. Desde 2013 é professor do PPGA na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde coordena desde 2014 o Módulo Internacional realizado anualmente no IAE da Univ. de Grenoble, França e coordenou entre 2014 e 2017 um workshop de gestão e criatividade para iniciantes nos programas de mestrado e doutorado. . É responsável por disciplina e orientações nos campos de Desenvolvimento de Competências e Aprendizagem, Criatividade com base no emprego de dinâmicas teatrais, Capacidade Absortiva. Iniciou em 2023 projeto em associação com professores da Universidade de Grenoble, no qual se emprega dinâmicas e improvisações teatrais para desenvolver competências voltadas a situações de incerteza.

Cristiane Pedron, Universidade Nove de Julho- Uninove

Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É editora científica da revista IPTEC, sendo também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, transformação digital, CRM (Customer Relationship Management) e gestão de projetos. Atua em projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

OLIVEIRA DOS OUROS, L., Lima Ruas, R. ., & Drebes Pedron, C. . (2024). Joguei, e agora? Reflexões acerca do potencial de contribuição dos Jogos Sérios no desenvolvimento de competências individuais nas organizações. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 18-40. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1694

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem