Relações entre Organizações sob a Perspectiva da Teoria dos Custos de Transação: um estudo sobre as práticas de contabilidade gerencial intrafirma
A Study on Intra-firm Management Accounting Practices
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1314Palavras-chave:
Transação, Contratos, Fornecedores, Práticas de Contabilidade Gerencial AvançadasResumo
Amplas tendências econômicas, sociais e organizacionais podem afetar as empresas e suas práticas individuais, motivando a inserção da perspectiva relacional no estudo dos determinantes da adoção de práticas de contabilidade gerencial avançadas. Neste contexto, este estudo se valeu da Teoria dos Custos de Transação (TCT), que explica a cooperação interorganizacional como uma possibilidade de garantir os custos de transação reduzidos. Além da hierarquia, o mercado e as formas híbridas de governança das transações, previstas pela TCT, diferem entre si, principalmente, dependendo das características das transações e do regime de direito contratual ao qual estão sujeitas. Nesta perspectiva, Assim, objetivou-se analisar como os atributos distintivos das transações e dos contratos nas relações com fornecedores estão associados a adoção de práticas de contabilidade gerencial avançadas. Realizou-se estudo de casos múltiplos, em seis indústrias definidas por amostragem teórica, por meio de entrevistas e observação direta, analisadas com apoio da análise de conteúdo e seguindo roteiro proposto por Eisenhardt (1989). Os resultados sinalizaram que a celebração de contratos formais e sua completude com fornecedores estão associados com a adoção de práticas de contabilidade gerencial avançadas, inicialmente impactando aquelas relativas a avaliação de desempenho e, à medida que a vigência contratual se amplia e a completude do contrato percebida aumenta, o avanço nas práticas se verifica naquelas relativas a custos e controle financeiro e a planejamento e orçamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.