EVIDENCIAÇÃO DE SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS E GERAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA B3

Autores

  • Fábia Jaiany Viana de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Paes de Barros Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.761

Palavras-chave:

Evidenciação. Subvenções Governamentais. Indicadores.

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar a relação existente entre o nível de evidenciação das subvenções governamentais e os indicadores de geração de valor das empresas do setor de utilidade pública listadas na B3. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi empírico-analítico. Os resultados revelaram que 18 empresas apresentaram informações sobre as subvenções governamentais recebidas. Constatou-se que margem bruta, valor adicionado bruto e capital circulante líquido apresentaram relação significativa com existência de subvenções governamentais. Além disso, verificou-se que a presença de maiores índices de evidenciação de subvenções governamentais proporciona maiores indicadores de margem bruta, valor adicionado bruto e endividamento de longo prazo. Porém, os resultados obtidos para o teste qui-quadrado possibilitaram a não aceitação da H1, permitindo concluir que não há diferença estatisticamente significante entre a presença de subvenções governamentais e a geração de valor das empresas pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Jaiany Viana de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional (UnB/UFPB/UFRN)

Renata Paes de Barros Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mecânica de São Carlos - USP. Pró Reitora Adjunta de Administração da Universidade Federal da Paraíba.

Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional (UnB/UFPB/UFRN). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Viana de Souza, F. J., de Barros Câmara, R. P., Nóbrega de Almeida, K. K., & Cunha Callado, A. A. (2019). EVIDENCIAÇÃO DE SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS E GERAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA B3. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(1), 12-26. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.761

Edição

Seção

Artigos científicos