COMÉRCIO ELETRÔNICO: MOTIVAÇÕES E HÁBITOS DE CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i1.460Keywords:
Comportamento do consumidor, Comércio eletrônico, Lojas virtuaisAbstract
A proposta deste estudo foi descrever e analisar como alunos de graduação em administração percebem o comércio eletrônico, em relação aos aspectos que influenciam e restringem tal consumo. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com dez alunos do curso de graduação em administração de uma faculdade particular de Belo Horizonte (MG) que utilizam o comércio eletrônico. A partir da análise dos dados foi possível identificar que no que tange os fatores determinantes da escolha pela compra por meio da internet, observou-se que a compra pela internet representa comodidade e facilidade de encontrar os produtos. O principal fator que inibe as pessoas de realizarem compras utilizando o CE é a possibilidade dos dados bancários serem clonados. Para os entrevistados, as pessoas que utilizam o CE são pessoas jovens com um maior nível de conhecimento, escolaridade e que possuem pouco tempo disponível para realizar compras, para eles ainda há um pré-conceito da parte das pessoas mais velhas quanto ao consumo por meio eletrônico.
Downloads
References
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: modelos, aspectos e contribuições para sua aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ALBERTIN, A. L. Evolução do comércio eletrônico no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 4., 2000, Florianópolis. Anais... Santa Catarina: ANPAD, 2000. 1 CD-ROM.
ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: benefícios e aspectos de sua aplicação. Revista de Administração de Empresas – RAE, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 52-63 jan./mar. 1998.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição Revista e Atualizada. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAETANO , João C. O.; MUYLDER, Cristiana F. Inovação em cooperativas de artesanato: o uso do comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV-FAESP, 2010. Disponível em:< http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2010/artigos/E2010_T00025_PCN69578.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2014.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 1 v.
CASTRO NETO, José L. et al. Comércio Eletrônico: análise dos fatores críticos. Revista de Negócios. n. 9, mar. 2010. Disponível em:< http://www.unifin.edu.br/Content/arquivos/20111006193032.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.
CRISTIANO, A. Aspectos que interferem no crescimento do comércio eletrônico: aplicação empresa-a-consumidor businness to customer – B2C), Caderno de Administração, Maringá, v. 13, n.2, p. 46-60, Jul./Dez.2005.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
FELIPINI, D. Oportunidades de Negócios na Internet: como encontrar e avaliar um nicho de mercado. São Paulo: Lebooks, 2011.
FUOCO, Taís. Guia valor econômico de comércio eletrônico. São Paulo: Globo, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa - RAE, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GODOY, J. R.; BRIDA, G. V. P. O comportamento de consumo virtual como expressão da subjetividade na contemporaneidade. 2008. Disponível em: < http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/qua_mostra/Jaqueline_Reinert_Godoy.pdf. > Acesso em: 10 jun. 2014
LACERDA, T. S. Teoria da ação e o comportamento passado. 2007. 131 p.
Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
LIMEIRA, T.M.V. E-Marketing: o Marketing na Internet com casos Brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.
MEDEIROS JÚNIOR, A. et al. A Influência do Comércio Eletrônico na Percepção de Oportunidades de Negócio na Visão dos Empreendedores In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. 1 CD-ROM.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-hal, 2003.
PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.
PINTO, M. R.; LARA, J. E. A pesquisa na área do comportamento do consumidor: uma análise da produção acadêmica brasileira entre 1997 e 2006. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. 1 CD-ROM.
SHETH, J. N.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing theory: evolution and evaluation. New York: John Wiley e Sons, 1988.
SOUSA, C. V. Neurociências e Marketing: explorando fronteiras diádicas e
integrando metodologias para a compreensão do comportamento do consumidor.
319 f. Tese. Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de
Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012. Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-92PFSJ>. Acesso em: 10 jun. 2014
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.