Consciência, comportamento e conhecimento ambiental: uma análise com universitários do curso de Direito.

Autores

  • Msc. Claudia Bezerra Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Msc. Eloisa Shinohara Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Heidy Ramos Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Magela Almodóvar Universidad de Habana (UH)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1450

Palavras-chave:

Comportamento ambiental, Consciência ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A consciência ambiental e a consequente busca por produtos ambientalmente menos impactantes ao meio ambiente, têm se consolidado nos últimos anos. Influências pessoais e do meio, influenciam o comportamento ambiental das pessoas, dentre elas a educação ambiental. É fundamental identificar como o conhecimento acerca de questões ambientais pode ser considerado um indicador da ação consciente do consumidor. Para tanto, nada melhor do que focar estes estudos nos futuros formadores de opinião, os estudantes universitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de  Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996). Assim, uma pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey com universitários do curso de Direito. A amostra foi composta de 350 respondentes e as análises foram realizadas por meio do software RStudio Team (2015). Os resultados indicam diferenças de comportamento ambiental entre os grupos de alunos que cursaram disciplina com conteúdo ambiental e aqueles que não cursaram, contudo não foram identificadas diferenças na consciência ambiental, sugerindo que existe influência positiva de disciplinas ambientais no comportamento de compra dos universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Msc. Claudia Bezerra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração pela UNINOVE, bolsista PROSUP, Mestra em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Especialista em Negócios Imobiliários, Graduada em Administração.

Msc. Eloisa Shinohara, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração pela UNINOVE, bolsista PROSUP, Mestra em Administração-Gestão de Sistemas de Saúde, MBA em Sistemas de Saúde em Administração, Graduada em Administração.

Heidy Ramos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Magela Almodóvar, Universidad de Habana (UH)

Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de La Habana e Coordenadora da Rede Cubana de Estudos sobre Cuidados.

Publicado

2023-06-28

Como Citar

da Silva Bezerra, C. M., Shinohara, E. E. ., Rodriguez Ramos, H., & Romero Almodóvar, M. (2023). Consciência, comportamento e conhecimento ambiental: uma análise com universitários do curso de Direito. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 180-196. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1450

Edição

Seção

Artigos científicos