Consciência, comportamento e conhecimento ambiental: uma análise com universitários do curso de Direito.
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1450Palavras-chave:
Comportamento ambiental, Consciência ambiental, SustentabilidadeResumo
A consciência ambiental e a consequente busca por produtos ambientalmente menos impactantes ao meio ambiente, têm se consolidado nos últimos anos. Influências pessoais e do meio, influenciam o comportamento ambiental das pessoas, dentre elas a educação ambiental. É fundamental identificar como o conhecimento acerca de questões ambientais pode ser considerado um indicador da ação consciente do consumidor. Para tanto, nada melhor do que focar estes estudos nos futuros formadores de opinião, os estudantes universitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996). Assim, uma pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey com universitários do curso de Direito. A amostra foi composta de 350 respondentes e as análises foram realizadas por meio do software RStudio Team (2015). Os resultados indicam diferenças de comportamento ambiental entre os grupos de alunos que cursaram disciplina com conteúdo ambiental e aqueles que não cursaram, contudo não foram identificadas diferenças na consciência ambiental, sugerindo que existe influência positiva de disciplinas ambientais no comportamento de compra dos universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.