E-commerce: perfil e motivação que influenciam na escolha pelo comércio eletrônico dos graduandos de Ciências Contábeis da UFSM
profile and motivation that influence in the choice for e-commerce of student Accounting Sciences of UFSM
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1455Palavras-chave:
E-commerce, Comprotamento, Pandemia, AcadêmicosResumo
O e-commerce é tendência e realidade no comércio brasileiro e, ainda, impulsionado pelo cenário de pandemia causado pelo COVID-19, se torna imprescindível recorrer às novas estratégias para distinção e sobrevivência no mercado atuante. Nesse contexto, objetivou-se analisar o perfil e a motivação dos graduandos em Ciências Contábeis da UFSM sobre o mercado eletrônico e investigar as plataformas mais utilizadas, além de observar os impactos que a pandemia trouxe no comportamento dos alunos pesquisados. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, de levantamento com abordagem predominantemente quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e adaptado dos estudos de Moraes (2018), Pattat (2014) e Tonin e Frate (2009). Posteriormente, os dados foram tabulados e rodados em software estatístico de análise. Como resultado obteve-se o perfil dos acadêmicos sendo marcado por ser um perfil jovem, prevalentemente feminino, com acesso à internet e na sua maioria já inserida no mercado de trabalho. Como principais motivações da amostra, destacaram-se a diversidade de produtos e o preço. Sobre a pandemia da COVID-19, o cenário propiciou o aumento da adesão ao comércio eletrônico, tendendo a continuidade após a normalidade de rotina. O estudo traz contribuições para empresas de grande a pequeno porte, como forma de pensar estratégias voltadas ao e-commerce, especialmente aos alunos de Ciências Contábeis, a fim de estimular a utilização de processos eletrônicos no mercado de atuação ou empreender com foco no comércio virtual.
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