E-commerce: perfil e motivação que influenciam na escolha pelo comércio eletrônico dos graduandos de Ciências Contábeis da UFSM

profile and motivation that influence in the choice for e-commerce of student Accounting Sciences of UFSM

Autores

  • Cláudia de Freitas Michelin Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Medeiros Salau Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Diuliane Thais Neu Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1455

Palavras-chave:

E-commerce, Comprotamento, Pandemia, Acadêmicos

Resumo

O e-commerce é tendência e realidade no comércio brasileiro e, ainda, impulsionado pelo cenário de pandemia causado pelo COVID-19, se torna imprescindível recorrer às novas estratégias para distinção e sobrevivência no mercado atuante. Nesse contexto, objetivou-se analisar o perfil e a motivação dos graduandos em Ciências Contábeis da UFSM sobre o mercado eletrônico e investigar as plataformas mais utilizadas, além de observar os impactos que a pandemia trouxe no comportamento dos alunos pesquisados. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, de levantamento com abordagem predominantemente quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e adaptado dos estudos de Moraes (2018), Pattat (2014) e Tonin e Frate (2009). Posteriormente, os dados foram tabulados e rodados em software estatístico de análise. Como resultado obteve-se o perfil dos acadêmicos sendo marcado por ser um perfil jovem, prevalentemente feminino, com acesso à internet e na sua maioria já inserida no mercado de trabalho. Como principais motivações da amostra, destacaram-se a diversidade de produtos e o preço. Sobre a pandemia da COVID-19, o cenário propiciou o aumento da adesão ao comércio eletrônico, tendendo a continuidade após a normalidade de rotina. O estudo traz contribuições para empresas de grande a pequeno porte, como forma de pensar estratégias voltadas ao e-commerce, especialmente aos alunos de Ciências Contábeis, a fim de estimular a utilização de processos eletrônicos no mercado de atuação ou empreender com foco no comércio virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-28

Como Citar

de Freitas Michelin, C., Medeiros Salau, L., Krüger, C. ., & Neu, D. T. (2023). E-commerce: perfil e motivação que influenciam na escolha pelo comércio eletrônico dos graduandos de Ciências Contábeis da UFSM: profile and motivation that influence in the choice for e-commerce of student Accounting Sciences of UFSM. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 144-159. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1455

Edição

Seção

Artigos científicos