Lean Thinking e Teoria do Stakeholder:
proposta de gestão por processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v15i2.1842Palavras-chave:
Lean Thinking, Teoria do Stakeholder, Gestão por ProcessosResumo
No atual contexto da gestão de Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, com desafios contínuos, dificuldades para lidar com as rápidas mudanças e o exigente controle normativo sob seus atos, surge o fator competitividade no setor público, antes comum apenas no setor privado. Visando a alternativas para aumentar seu desempenho em cenários complexos, torna-se essencial adaptar e consolidar bases teóricas para a aplicação de práticas incrementais à Gestão por Processos nas IFES. Esta pesquisa, a partir da utilização dos princípios e ferramentas do Lean Thinking e da Teoria do Stakeholder, objetivou propor uma metodologia incremental à gestão por processos, como uma intervenção organizacional no âmbito da Universidade Federal de Goiás, a partir da avaliação do processo de progressão funcional docente. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa documental, o levantamento de campo e o estudo de campo, com coleta de dados documentais e normativos, aplicação de questionários (survey) e entrevistas com servidores da IFES, com o propósito de identificar as percepções de valor em relação ao processo estudado. Como resultado, obteve-se a proposta de uma nova metodologia envolvendo a visão por processos com a indicação de melhorias significativas em fluidez do processo, eliminação de operações e movimentações desnecessárias, redução de esperas e criação de valor aos stakeholders.
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