REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE GESTÃO AMBIENTAL: O CASO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v2i1.48Resumo
Com o processo de urbanização e industrialização vivenciado mais intensamente nos últimos 40 anos, verifica-se um aumento na demanda por atendimento médico-hospitalar e laboratorial, visto que a assistência à saúde é uma condição para obtenção de uma boa qualidade de vida. Devido ao grande volume de resíduos gerados diariamente, bem como ao caráter de contaminação comum a parte destes, faz-se necessária uma correta e adequada gestão de modo a minimizar os impactos sócio-ambientais. Assim sendo, o referido trabalho tem como finalidade refletir sobre o processo de urbanização da cidade de Campina Grande/PB e a necessidade de gestão ambiental do espaço urbano, principalmente no que se refere à crescente geração de resíduos. No presente estudo, será dada ênfase aos resíduos sólidos de serviço de saúde – RSSS gerados no município, bem como a sua gestão e impactos sócio-ambientais. Para tanto, realizou-se, como procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico de modo a embasar e aprofunda as discussões propostas; bem como visitas de campo a órgãos públicos municipais, objetivando o levantamento de dados referentes aos serviços de limpeza urbana, geração e destinação dos resíduos. Verificou-se que, no município em estudo, a gestão dos RSSS foi realizada por muitos anos em desacordo com as normas e legislações vigentes, fato que corroborou para o agravamento da problemática ambiental. Desse modo, ressalta-se a necessidade de fiscalização por parte do poder público municipal, no que se refere à prestação dos serviços de gestão dos RSSS nos estabelecimento geradores, no intuito de assegurar a adequada gestão ambiental urbana do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.