Elementos determinantes da gestão do conhecimento em escritórios de contabilidade

Autores

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Profissionais da contabilidade

Resumo

O estudo tem a proposta de identificar os elementos determinantes da gestão do conhecimento entre profissionais em formação e profissionais em pleno exercício das atividades contábeis. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, para tanto utilizou-se como instrumento de coleta de dados a Escala de Gestão do Conhecimento, proposta por Pais (2014), auxiliada por questionário online para acesso aos respondentes mais longínquos, e como técnica de análise dos dados a análise fatorial confirmatória intrablocos. Os resultados apontaram que os fatores Orientação Cultural para o Conhecimento, Orientação Competitiva, Práticas Formais de Gestão do Conhecimento, Práticas Informais de Gestão do Conhecimento, recomendados por Pais (2014), contribuem para a gestão do conhecimento entre o grupo pesquisado, sendo representado por 20 variáveis estatisticamente significantes. A contribuição gerencial deste estudo está situada na possibilidade de conhecer elementos capazes de incentivar o desenvolvimento e o gerenciamento do conhecimento entre profissionais da área contábil que possuem como locus de trabalho os escritórios de contabilidade. No que diz respeito à contribuição acadêmica e para a ciência, o estudo buscou a validação de uma escala de gestão do conhecimento junto a profissionais atuantes em escritórios de contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Félix Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (PPGA/UnP/Laureate International Universities).

Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes.

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar

Doutor (Ph.D) em Administração pela Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Mestre em Gestão dos Sistemas de Informações Empresariais e Gerenciais (Diploma Europeu) pela Conférence Universitaire de Suisse Occidentale (CUSO) e Conférence Universitaire Rhône-Alpes (CURA) Suíça / França; Mestre em Sistema de Informação (Diploma Francês) pela École Supérieure des Affaires (ESA) - Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Graduado em Administração pela Faculdade Espirito-Santense de Administração e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo; Além de possuir vasta experiência acadêmica e em gestões públicas e privadas, tendo ocupado cargos executivos em Instituições de Ensino Superior, na Administração Pública estadual e federal e na Administração Privada; Consultor de Empresas em Estratégias Empresariais; Diretor Geral da SALEM Carreiras, Estratégia & Negócios Ltda.; Avaliador Institucional do BASIS MEC/SESU/INEP é Professor Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Administração (Disciplina ministrada: Comportamento Organizacional) e Professor Permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração (Disciplinas ministradas: Inteligência Competitiva; Cultura, Sociedade e Organizações) da Universidade Potiguar/UnP. 

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Félix Junior, L. A., & Maia de Vasconcelos, C. R. . (2020). Elementos determinantes da gestão do conhecimento em escritórios de contabilidade. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(3), 96-106. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1020

Edição

Seção

Artigos científicos