Elementos determinantes da gestão do conhecimento em escritórios de contabilidade
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Profissionais da contabilidadeResumo
O estudo tem a proposta de identificar os elementos determinantes da gestão do conhecimento entre profissionais em formação e profissionais em pleno exercício das atividades contábeis. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, para tanto utilizou-se como instrumento de coleta de dados a Escala de Gestão do Conhecimento, proposta por Pais (2014), auxiliada por questionário online para acesso aos respondentes mais longínquos, e como técnica de análise dos dados a análise fatorial confirmatória intrablocos. Os resultados apontaram que os fatores Orientação Cultural para o Conhecimento, Orientação Competitiva, Práticas Formais de Gestão do Conhecimento, Práticas Informais de Gestão do Conhecimento, recomendados por Pais (2014), contribuem para a gestão do conhecimento entre o grupo pesquisado, sendo representado por 20 variáveis estatisticamente significantes. A contribuição gerencial deste estudo está situada na possibilidade de conhecer elementos capazes de incentivar o desenvolvimento e o gerenciamento do conhecimento entre profissionais da área contábil que possuem como locus de trabalho os escritórios de contabilidade. No que diz respeito à contribuição acadêmica e para a ciência, o estudo buscou a validação de uma escala de gestão do conhecimento junto a profissionais atuantes em escritórios de contabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.