Biopirataria e Legitimação: A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru
A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1014Palavras-chave:
Legitimação, Estratégia, BiopiratariaResumo
A Teoria da Legitimidade busca compreender como as organizações tentam se legitimar mediante acontecimentos adversos à imagem. Neste contexto, a investigação objetiva analisar quais estratégias de legitimação organizacional predominam nos relatórios anuais da empresa Natura. S.A., dentre 2006 a 2013, quando a empresa passava por acusações de biopirataria na floresta amazônica. Evidenciou-se de forma geral, a concentração das estratégias mais incidentes nos anos iniciais e finais do processo, com destaque para 2009, quando a Natura S.A. expôs, pela primeira vez, o assunto no relatório anual, demonstrando, assim o interesse da empresa em buscar legitimação perante a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.