Diversificação como estratégia de desenvolvimento: o caso de um grupo de concessionárias de veículos premium

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1032

Palavras-chave:

estratégias de diversificação; vantagem competitiva; estrutura e processos organizacionais

Resumo

A diversificação de negócios e produtos vem sendo tópico central de investigações, gerando evidências teóricas e empíricas a respeito desta técnica de desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é o de examinar a percepção dos gestores sobre a diversificação como prática estratégia de desenvolvimento de uma das unidades de um Grupo empresarial atuante no mercado brasileiro de concessionárias de veículos premium, lubrificantes, postos e distribuição de combustíveis. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas junto aos respectivos gestores e mediante acesso a alguns documentos internos das empresas. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Grupo, ao longo da sua trajetória, aproveitou das oportunidades de expansão em áreas correlatas de atuação, além do fato de os gestores constatarem a diversificação como prática de desenvolvimento das concessionárias por eles representadas.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Barbosa Montenegro, Universidade Potiguar

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UnP); M.Sc. em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar com ênfase em estratégia e competitividade. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Vasconcelos, C. R. M. de, & Montenegro, C. B. (2022). Diversificação como estratégia de desenvolvimento: o caso de um grupo de concessionárias de veículos premium. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(2), 45-55. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1032

Edição

Seção

Artigos científicos