Diversificação como estratégia de desenvolvimento: o caso de um grupo de concessionárias de veículos premium

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1032

Palavras-chave:

estratégias de diversificação; vantagem competitiva; estrutura e processos organizacionais

Resumo

A diversificação de negócios e produtos vem sendo tópico central de investigações, gerando evidências teóricas e empíricas a respeito desta técnica de desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é o de examinar a percepção dos gestores sobre a diversificação como prática estratégia de desenvolvimento de uma das unidades de um Grupo empresarial atuante no mercado brasileiro de concessionárias de veículos premium, lubrificantes, postos e distribuição de combustíveis. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas junto aos respectivos gestores e mediante acesso a alguns documentos internos das empresas. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Grupo, ao longo da sua trajetória, aproveitou das oportunidades de expansão em áreas correlatas de atuação, além do fato de os gestores constatarem a diversificação como prática de desenvolvimento das concessionárias por eles representadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Barbosa Montenegro, Universidade Potiguar

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UnP); M.Sc. em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar com ênfase em estratégia e competitividade. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Vasconcelos, C. R. M. de, & Montenegro, C. B. (2022). Diversificação como estratégia de desenvolvimento: o caso de um grupo de concessionárias de veículos premium. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(2), 45-55. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1032

Edição

Seção

Artigos científicos