COMÉRCIO ELETRÔNICO: MOTIVAÇÕES E HÁBITOS DE CONSUMO

Autores

  • Maryelle Carolina Gonçalves Soares Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso Sousa Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v8i1.460

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Comércio eletrônico, Lojas virtuais

Resumo

A proposta deste estudo foi descrever e analisar como alunos de graduação em administração percebem o comércio eletrônico, em relação aos aspectos que influenciam e restringem tal consumo. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com dez alunos do curso de graduação em administração de uma faculdade particular de Belo Horizonte (MG) que utilizam o comércio eletrônico. A partir da análise dos dados foi possível identificar que no que tange os fatores determinantes da escolha pela compra por meio da internet, observou-se que a compra pela internet representa comodidade e facilidade de encontrar os produtos. O principal fator que inibe as pessoas de realizarem compras utilizando o CE é a possibilidade dos dados bancários serem clonados. Para os entrevistados, as pessoas que utilizam o CE são pessoas jovens com um maior nível de conhecimento, escolaridade e que possuem pouco tempo disponível para realizar compras, para eles ainda há um pré-conceito da parte das pessoas mais velhas quanto ao consumo por meio eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryelle Carolina Gonçalves Soares, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2014). Bacharel em administração pela Faculdade Novos Horizontes (2012). Foi Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no período de 2012-2013. Atualmente atua como pesquisadora no Núcleo de Estresse Ocupacional, coordenado pelo Professor Doutor Luciano Zille na Faculdade Novos Horizontes. Linhas de interesse de pesquisa: estresse ocupacional, comportamento organizacional, gestão de pessoas, marketing; comportamento do consumidor, estratégia e competitividade.

Caissa Veloso Sousa, Faculdade Novos Horizontes

outora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes, onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Referências

ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: modelos, aspectos e contribuições para sua aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

ALBERTIN, A. L. Evolução do comércio eletrônico no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 4., 2000, Florianópolis. Anais... Santa Catarina: ANPAD, 2000. 1 CD-ROM.

ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: benefícios e aspectos de sua aplicação. Revista de Administração de Empresas – RAE, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 52-63 jan./mar. 1998.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição Revista e Atualizada. Lisboa: Edições 70, 2009.

CAETANO , João C. O.; MUYLDER, Cristiana F. Inovação em cooperativas de artesanato: o uso do comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV-FAESP, 2010. Disponível em:< http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2010/artigos/E2010_T00025_PCN69578.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2014.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 1 v.

CASTRO NETO, José L. et al. Comércio Eletrônico: análise dos fatores críticos. Revista de Negócios. n. 9, mar. 2010. Disponível em:< http://www.unifin.edu.br/Content/arquivos/20111006193032.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.

CRISTIANO, A. Aspectos que interferem no crescimento do comércio eletrônico: aplicação empresa-a-consumidor businness to customer – B2C), Caderno de Administração, Maringá, v. 13, n.2, p. 46-60, Jul./Dez.2005.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FELIPINI, D. Oportunidades de Negócios na Internet: como encontrar e avaliar um nicho de mercado. São Paulo: Lebooks, 2011.

FUOCO, Taís. Guia valor econômico de comércio eletrônico. São Paulo: Globo, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa - RAE, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GODOY, J. R.; BRIDA, G. V. P. O comportamento de consumo virtual como expressão da subjetividade na contemporaneidade. 2008. Disponível em: < http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/qua_mostra/Jaqueline_Reinert_Godoy.pdf. > Acesso em: 10 jun. 2014

LACERDA, T. S. Teoria da ação e o comportamento passado. 2007. 131 p.

Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

LIMEIRA, T.M.V. E-Marketing: o Marketing na Internet com casos Brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.

MEDEIROS JÚNIOR, A. et al. A Influência do Comércio Eletrônico na Percepção de Oportunidades de Negócio na Visão dos Empreendedores In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. 1 CD-ROM.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-hal, 2003.

PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2000.

PINTO, M. R.; LARA, J. E. A pesquisa na área do comportamento do consumidor: uma análise da produção acadêmica brasileira entre 1997 e 2006. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. 1 CD-ROM.

SHETH, J. N.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing theory: evolution and evaluation. New York: John Wiley e Sons, 1988.

SOUSA, C. V. Neurociências e Marketing: explorando fronteiras diádicas e

integrando metodologias para a compreensão do comportamento do consumidor.

319 f. Tese. Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de

Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012. Disponível em:

<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-92PFSJ>. Acesso em: 10 jun. 2014

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Soares, M. C. G., & Sousa, C. V. (2018). COMÉRCIO ELETRÔNICO: MOTIVAÇÕES E HÁBITOS DE CONSUMO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 8(1), 19-35. https://doi.org/10.18696/reunir.v8i1.460

Edição

Seção

Artigos científicos