Redes Multinível e Multidimensional em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da Agenda 2030/ONU – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Autores

  • Liliane Franciole Frazão Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1451

Palavras-chave:

Atores governamentais e não governamentais, Rede multinível e multidimensional, ODS 9

Resumo

A Agenda 2030 incentiva um envolvimento global intensivo em apoio à implementação de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Assim, há estímulo para a formação de parcerias, sendo as redes formadas inevitavelmente estruturas multinível e multidimensional. Isso é válido tanto para a Agenda 2030 como um todo como também para objetivos específicos, como o ODS 9 voltado para a Indústria, Inovação e Infraestrutura. Nesse sentido, esse artigo visa identificar o perfil das redes formadas para o alcance do ODS 9. Para tanto, foi considerado o modelo multinível e multidimensional (MLMD) proposto por Park e Lim (2018). A coleta de dados foi realizada na Sustainable Development Goals Partnerships Platform. A classificação dos atores e geração de informações para análise foram realizadas manualmente. Os resultados apontam para uma grande pulverização de atores entre os mais diversos níveis e dimensões, envolvendo tanto atores governamentais como não governamentais em diferentes níveis hierárquicos. O maior número de atores identificados nos projetos é de atores não governamentais, com destaque ao setor privado. Todavia, apesar do seu reconhecido potencial, as transnacionais aparecem com uma tímida participação em projetos com vinculação ao ODS 9. Porém, não há que colocar o peso da realização dos Objetivos em apenas um tipo de ator. É necessário dinamizar os projetos e o ecossistema de parcerias para a implementação deste ODS, podendo inclusive se basear no modelo da tríplice hélice (empresa, governo e universidades), na hélice quádrupla (que inclui a sociedade à tríplice hélice) ou ainda a inclusão da variável ambiental (quíntupla hélice).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Franciole Frazão, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na linha de pesquisa: Gestão de Negócios, Economia e Mercados. Especialista em Cooperação Internacional e Políticas Públicas pela Uninter (2021), em Gestão de Projetos pela Uninter (2019) e Auditoria e Controladoria pela UNA (2009). Graduada em Relações Internacionais pela Uninter (2018) e em Ciências Contábeis pelo Unifor/MG (2005). Áreas de interesse: desenvolvimento sustentável, multilatinas, cooperação internacional, negócios internacionais e investimento estrangeiro direto.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de graduação em Administração na Univel por 3 anos. Foi Líder do Tema Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPAD em 2015 e 2016, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, de 2010 a 2018, Coordenador Geral do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2010 até 2017, Coordenador Geral do Workshop de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2013 até 2015, atuando como pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolveu quatro instituições), atuou como Líder do Projeto Pró-Administração durante 4 anos, financiado pela CAPES (envolvendo quatro instituições), Coordenador Institucional UAB de 2011 a 2016, Coordenador Institucional UAB Adjunto de 2016 a 2019 e Diretor de Educação a Distância da UFLA de 2016 a 2020 e Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFLA em 2020. Atualmente é professor Associado no Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2019, membro do Conselho de Ética da UFLA desde 2018, consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação desde 2006. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Capacidade relacional, Aglomerados produtivos, Agronegócio e Gestão da tecnologia e inovação.

Cristina Lelis Leal Calegario, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorado em Economia Aplicada no Departamento de Agricultural and Applied Economics - University of Georgia/USA (2005) e Estágio Sênior financiado pela Capes no Departamento de Management & Global Business na Rutgers University, Newark, NJ/USA (2015-2016). Consultora Ad hoc da Capes. Pesquisadora do CNPq (PQ-2) desde 2015. Professora da Universidade Federal de Lavras com experiência na área de Economia Industrial e Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto dos Investimentos Diretos Estrangeiros para Economias Locais, Estratégia de Investimento de Empresas Multinacionais, Geração de Inovação e Transferência de Conhecimento entre Subsidiárias Estrangeiras e Empresas Locais, Política Industrial e Investimento Estrangeiro, Cadeia Global de Valor, Biotecnologia Agrícola e Inovação. Foi Editora-chefe da Revista Organizações Rurais e Agroindustriais; Coordenadora Adjunta do PPGA/UFLA; Coordenadora do Convênio Internacional por parte da UFLA com a Wageningen University (Netherland) e FEA/USP; Coordenadora por parte da UFLA do Consórcio em Educação Superior CAPES/FIPSE, desde 2008 com a UFRA e as Universidades, North Michigan University (EUA) e West Illinois University (EUA); Coordenadora por parte da UFLA do MBA/DRS/BB; Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas (UAB-CAPES) e, atualmente, Coordenadora do MBA em Negócios Internacionais da UFLA; Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEINI - Grupo de Economia Industrial e Negócios Internacionais, registrado no CNPq; Líder (membro) de Tema da Divisão de Estratégia (Internacionalização de Empresas) da AnPAD (2018-2019; 2020-2021); Revisora de artigos científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais, tais como, EnANPAD, SemeAd, EIBA e AIB.

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Frazão, L. F., de Castro, C. C. ., & Calegario, C. L. L. (2023). Redes Multinível e Multidimensional em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da Agenda 2030/ONU – Indústria, Inovação e Infraestrutura. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 94-113. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1451

Edição

Seção

Artigos científicos