RELAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES NO PILAR SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v10i1.905Palavras-chave:
Pilar Social. Boas Práticas de Gestão de Pessoas. Melhores Empresas para Trabalhar.Resumo
A estratégia como prática social dentro das organizações analisa as rotinas, os comportamentos, os hábitos e os costumes da organização para com as pessoas. Uma carência de estudos foi identificada na definição de indicadores de análise do pilar social, e a importância do estudo, é buscar trazer reflexões de indicadores que podem ser analisados, a partir das práticas sociais realizadas. Assim, o problema de pesquisa investiga: qual a relação da estratégia como prática social para o desenvolvimento de indicadores de análise no pilar social da sustentabilidade organizacional nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil? Na qual o objetivo principal de pesquisa foi analisar como a estratégia como prática social pode contribuir para o desenvolvimento de indicadores de análise no pilar social da sustentabilidade organizacional nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem quantitativa, e com a coleta de dados realizada por meio de questionários enviados para os colaboradores com uma amostra de 62.803 participantes. Os resultados dos testes estatísticos apontam que a estratégia como prática social na visão dos pesquisados contribui para tornar a vida melhor. Nos testes de correlação de Spearman se comprovou que as variáveis analisadas se apresentam positivas quanto aos seus coeficientes de correlação. As contribuições teóricas e metodológicas do estudo estão direcionadas para a relação positiva que existe entre as práticas sociais e a definição de indicadores no pilar social que realmente analisem a satisfação e bem-estar dos colaboradores.
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