RELAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES NO PILAR SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Marcia Sierdovski Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano Unicentro
  • Sandra Mara de Andrade Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v10i1.905

Palavras-chave:

Pilar Social. Boas Práticas de Gestão de Pessoas. Melhores Empresas para Trabalhar.

Resumo

A estratégia como prática social dentro das organizações analisa as rotinas, os comportamentos, os hábitos e os costumes da organização para com as pessoas. Uma carência de estudos foi identificada na definição de indicadores de análise do pilar social, e a importância do estudo, é buscar trazer reflexões de indicadores que podem ser analisados, a partir das práticas sociais realizadas. Assim, o problema de pesquisa investiga: qual a relação da estratégia como prática social para o desenvolvimento de indicadores de análise no pilar social da sustentabilidade organizacional nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil? Na qual o objetivo principal de pesquisa foi analisar como a estratégia como prática social pode contribuir para o desenvolvimento de indicadores de análise no pilar social da sustentabilidade organizacional nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem quantitativa, e com a coleta de dados realizada por meio de questionários enviados para os colaboradores com uma amostra de 62.803 participantes. Os resultados dos testes estatísticos apontam que a estratégia como prática social na visão dos pesquisados contribui para tornar a vida melhor. Nos testes de correlação de Spearman se comprovou que as variáveis analisadas se apresentam positivas quanto aos seus coeficientes de correlação. As contribuições teóricas e metodológicas do estudo estão direcionadas para a relação positiva que existe entre as práticas sociais e a definição de indicadores no pilar social que realmente analisem a satisfação e bem-estar dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Sierdovski, Unicentro

Mestre em Administração – PPGADM (MESTRADO PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO – UNICENTRO)  

Docente do Curso de Administração da UNICENTRO

Sandra Mara de Andrade, Unicentro

Doutora em Administração pela FEA USP

Docente do PPGADM (MESTRADO PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO – UNICENTRO)  

Docente do Curso de Administração da UNICENTRO

Downloads

Publicado

2020-03-09

Como Citar

Sierdovski, M., Stefano, S. R., & Andrade, S. M. de. (2020). RELAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES NO PILAR SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(1), 68-88. https://doi.org/10.18696/reunir.v10i1.905

Edição

Seção

Artigos científicos