Gestores, suas formas de liderar e o impacto sobre o comprometimento dos seus subordinados
Keywords:
Comprometimento organizacional afetivo. Poder. Bases de poder.Abstract
O objetivo central desta pesquisa foi investigar a existência e natureza de uma possível influência do construto “bases de poder” e suas dimensões, sobre o “comprometimento organizacional afetivo” de funcionários de uma empresa de telemarketing brasileira. Quanto a metodologia, optou-se por um tratamento quantitativo, tendo sido desenvolvido através do software estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Scienses), Versão 25 para Windows®. A amostra do estudo foi composta por 151 funcionários. A coleta dos dados se deu por meio de questionário e a análise por meio de análise de médias aritméticas, para os objetivos específicos, e análise de regressão linear, para o alcance do objetivo principal. Os resultados apontaram para um frágil compromisso afetivo dos atendentes de telemarketing para com a empresa pesquisada. Quanto as bases de poder, identificou-se como sendo as mais empregues pelos gestores: as de poder legítimo e de perícia. As menos usadas pelos gestores são as de poder de coerção e de recompensa. Por fim, no que se refere à existência e natureza de uma relação causal entre os construtos “bases de poder” e suas dimensões e o “comprometimento organizacional afetivo” na empresa estudada, foi identificado que a única base de poder capaz de exercer influencia sobre o referido comportamento é a base de poder legítimo, ainda que de forma limitada, por possuir intensidade na faixa divisória entre o nível baixo e moderado, de forma que sua utilização é recomendada como uma possível medida para ampliar o comprometimento organizacional afetivo dos colaboradores de empresas similares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.