Efeito da Folga organizacional no desempenho econômico moderada pela pandemia da COVID-19: um estudo em grupos de ensino listados na B3
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1489Palavras-chave:
Folga Organizacional;, Instituições de ensino;, Pandemia da COVID-19;Resumo
O estudo objetivou analisar as demonstrações contábeis de grupos empresariais da área educacional listadas na bolsa de valores do Brasil - B3 - Brasil, Bolsa, Balcão , sob o aspecto de folga organizacional e sua relação com o desempenho econômico, frente ao fator pandemia, à luz da Teoria da Contingência. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e documental. A amostra é composta por 6 grupos educacionais totalizando 66 observações e o recorte temporal de 2019 a 2021. Utilizou-se da Economática® para a extração de dados e para análise foi utilizada a estatística descritiva e correlação de Pearson com uso do software SPSS® e análise de dados em painel com regressão linear Pooling model por meio do software R Studio. Os resultados desta pesquisa indicam que a pandemia da COVID-19 afeta de maneira inversa a folga organizacional no desempenho. A variável folga recuperável isoladamente, tem influência negativa no desempenho, mas, ao considerar a pandemia a influência é positiva “inversa” sobre a variável folga recuperável. Conclui-se, então, que a pandemia da covid-19 pode atuar de forma inversa a folga organizacional no desempenho. Destarte, este estudo contribui para a literatura enriquecendo a teoria já existente sobre a folga organizacional no desempenho econômico e ainda a moderação da pandemia sobre a folga organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.