Efeito da Folga organizacional no desempenho econômico moderada pela pandemia da COVID-19: um estudo em grupos de ensino listados na B3

Autores

  • Jefferson Leandro Schmidt Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ricardo Ruschel
  • Leandro Augusto Toigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Denis Dall’Asta

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1489

Palavras-chave:

Folga Organizacional;, Instituições de ensino;, Pandemia da COVID-19;

Resumo

O estudo objetivou analisar as demonstrações contábeis de grupos empresariais da área educacional listadas na bolsa de valores do Brasil - B3 - Brasil, Bolsa, Balcão , sob o aspecto de folga organizacional e sua relação com o desempenho econômico, frente ao fator pandemia, à luz da Teoria da Contingência. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e documental. A amostra é composta por 6 grupos educacionais totalizando 66 observações e o recorte temporal de 2019 a 2021. Utilizou-se da Economática® para a extração de dados e para análise foi utilizada a estatística descritiva e correlação de Pearson com uso do software SPSS® e análise de dados em painel com regressão linear Pooling model por meio do software R Studio. Os resultados desta pesquisa indicam que a pandemia da COVID-19 afeta de maneira inversa a folga organizacional no desempenho. A variável folga recuperável isoladamente, tem influência negativa no desempenho, mas, ao considerar a pandemia a influência é positiva “inversa” sobre a variável folga recuperável. Conclui-se, então, que a pandemia da covid-19 pode atuar de forma inversa a folga organizacional no desempenho. Destarte, este estudo contribui para a literatura enriquecendo a teoria já existente sobre a folga organizacional no desempenho econômico e ainda a moderação da pandemia sobre a folga organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Leandro Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando em Ciências Contábeis (Unioeste- Cascavel), Especialista em Controladoria e Finanças (Unoesc Xanxerê-2013). Especialista em Planejamento tributário (Unoesc Chapecó-2019). Graduado em Ciências Contábeis (Unopar-2011) CRC/SC 039281/O-9. Experiência na coordenação de Controladoria e Custos desde 2010. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Ricardo Ruschel

Mestrando em Contabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sou Especialista em Gestão Contábil e Financeira e Gestão Pública Municipal. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010). Atualmente é contador - Município de Sulina e Câmara de Vereadores de Sulina-Pr.

Denis Dall’Asta

Docente do Mestrado em Contabilidade e do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Atualmente é Professor Associado C e possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Ciências e Letras de Cascavel, atual Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual de Maringá (1991). especialização em Auditoria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993). é membro do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças, é membro da comissão permanente para análise da da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, comissão de pesquisa do ccsa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, analista contábil em processos de licitação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; membro do conselho de campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, coordenador do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2024-03-16

Como Citar

Schmidt, J. L. ., Ruschel, R. ., Toigo, L. A., & Dall’Asta, D. . (2024). Efeito da Folga organizacional no desempenho econômico moderada pela pandemia da COVID-19: um estudo em grupos de ensino listados na B3 . REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(3), 68-87. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1489

Edição

Seção

Artigos científicos