INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: A INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS DO WALMART BRASIL

Autores

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.91

Palavras-chave:

Inovação Organizacional, Consumo Sustentável, Varejo.

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar quais e como a inovação organizacional vem sendo inserida nas práticas do Walmart Brasil, a partir do desenvolvimento de práticas e tecnologias direcionadas para o padrão de consumo sustentável (CS). De acordo com essa visão, diferentes ações e práticas devem existir para melhor atuação empresarial. Com pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, o estudo de caso com a marca Hiper Bompreço, indica que poucas são as inovações efetivadas no contexto estudado, o que difere da prática nacional que busca por inovações sustentáveis que contribuam com a estratégia da empresa. Dentre as práticas que foram identificadas, percebe-se que como indicaram Silva, Corrêa e Gómez (2012) as inovações voltadas para o CS são desenvolvidas em diferentes áreas da empresa, o que pode sugerir uma atuação mais responsável da empresa. Com isso, percebe-se que de todos os processos de gestão, a partir de inovação organizacional, que podem ser visualizados na empresa (gestão da água, de emergia, de resíduos e de transporte), apenas o de transporte não possui nenhuma influência no contexto da marca analisada. Todas as demais estão em processo de criar ações que consigam estimular novas práticas organizacionais.

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Silva, M. E. da. (2013). INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: A INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS DO WALMART BRASIL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(2), 66-89. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.91

Edição

Seção

Artigos científicos