INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: A INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS DO WALMART BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i2.91Palavras-chave:
Inovação Organizacional, Consumo Sustentável, Varejo.Resumo
O objetivo do presente artigo é identificar quais e como a inovação organizacional vem sendo inserida nas práticas do Walmart Brasil, a partir do desenvolvimento de práticas e tecnologias direcionadas para o padrão de consumo sustentável (CS). De acordo com essa visão, diferentes ações e práticas devem existir para melhor atuação empresarial. Com pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, o estudo de caso com a marca Hiper Bompreço, indica que poucas são as inovações efetivadas no contexto estudado, o que difere da prática nacional que busca por inovações sustentáveis que contribuam com a estratégia da empresa. Dentre as práticas que foram identificadas, percebe-se que como indicaram Silva, Corrêa e Gómez (2012) as inovações voltadas para o CS são desenvolvidas em diferentes áreas da empresa, o que pode sugerir uma atuação mais responsável da empresa. Com isso, percebe-se que de todos os processos de gestão, a partir de inovação organizacional, que podem ser visualizados na empresa (gestão da água, de emergia, de resíduos e de transporte), apenas o de transporte não possui nenhuma influência no contexto da marca analisada. Todas as demais estão em processo de criar ações que consigam estimular novas práticas organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.