Tendências entre Comprometimento Organizacional e Competências Profissionais de enfermeiros, jovens e experientes, durante a pandemia de Covid-19 em Manaus (AM)

Autores

  • Jéssica Ferreira Fernandes
  • Thaís Pinto da Rocha Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kely César Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirian Serrão Vital Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1686

Palavras-chave:

Competências Profissionais, Comprometimento, Enfermeiros

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar as possíveis correlações entre comprometimento organizacional e as dimensões das competências profissionais de enfermeiros, considerando-se as diferenças geracionais. Para tanto, uma pesquisa de campo descritiva, quantitativa, nos moldes de estudo de caso foi conduzida. Os dados coletados, por meio de questionário, foram submetidos à análise estatística descritiva uni e bivariada para verificar as tendências nas percepções dos enfermeiros Jovens (com 29 anos ou menos) e Experientes (com 30 anos ou mais) sobre comprometimento organizacional e competências profissionais. Os resultados evidenciaram que para os enfermeiros mais experientes todas as correlações foram significativas e positivas. No entanto, para os jovens enfermeiros, as correlações entre comprometimento e as dimensões ética e política das competências profissionais não foram estatisticamente significativas, indicando, portanto, relações mais frágeis entre o comprometimento e as referidas dimensões para esse grupo de profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Ferreira Fernandes , J., Pinto da Rocha Torres, T., César Martins de Paiva, K., & Serrão Vital, M. . (2024). Tendências entre Comprometimento Organizacional e Competências Profissionais de enfermeiros, jovens e experientes, durante a pandemia de Covid-19 em Manaus (AM). REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 113-133. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1686

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem