Tendências entre Comprometimento Organizacional e Competências Profissionais de enfermeiros, jovens e experientes, durante a pandemia de Covid-19 em Manaus (AM)
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1686Palavras-chave:
Competências Profissionais, Comprometimento, EnfermeirosResumo
O presente artigo teve por objetivo analisar as possíveis correlações entre comprometimento organizacional e as dimensões das competências profissionais de enfermeiros, considerando-se as diferenças geracionais. Para tanto, uma pesquisa de campo descritiva, quantitativa, nos moldes de estudo de caso foi conduzida. Os dados coletados, por meio de questionário, foram submetidos à análise estatística descritiva uni e bivariada para verificar as tendências nas percepções dos enfermeiros Jovens (com 29 anos ou menos) e Experientes (com 30 anos ou mais) sobre comprometimento organizacional e competências profissionais. Os resultados evidenciaram que para os enfermeiros mais experientes todas as correlações foram significativas e positivas. No entanto, para os jovens enfermeiros, as correlações entre comprometimento e as dimensões ética e política das competências profissionais não foram estatisticamente significativas, indicando, portanto, relações mais frágeis entre o comprometimento e as referidas dimensões para esse grupo de profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.