Conexão política como incentivo para o gerenciamento de resultados por accruals

Autores

Palavras-chave:

Conexão Política, Qualidade da informação contábil, Accruals Discricionários

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o efeito da conexão política – tida como uma estratégia de garantia de benefícios e proteção do ambiente externo – no gerenciamento de resultados, em uma amostra composta por 486 observações listadas na B3 S/A nos períodos eleitorais de 2006, 2010 e 2014, com dados disponibilizados na base de dados do Compustat® e no website do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Utilizando indicadores de doação de campanha realizada pela empresa e pelo diretor executivo (CEO), observou-se que empresas conectadas politicamente apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados contábeis por accruals, demonstrando preferência por estratégia que não se reflete no fluxo de caixa e não influencia a estrutura operacional das empresas. Além disso, quando empresas encontram barreiras para gerenciar os resultados por accruals – que não é o caso das empresas conectadas politicamente - é mais provável que o gerenciamento ocorra através das atividades operacionais reais que, apesar de mais oneroso, não está sujeito ao escrutínio dos sistemas de auditoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Nobre Parente, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal pela Universidade Cândido Mendes (2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente, é Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú.

Ariane Firmeza Mota Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Professora de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis

Edilson Paulo

Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutoramento em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Visiting Faculty (Professor) na University of Roehampton - Londres -UK (2015). Ex-Editor do periódico ASAA Journal - Advances in Scientific and Applied Accounting (revista da ANPCont). Atua como docente permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Participou como Docente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UFRN. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UFPB.

Alan Diogenes Gois

Doutor em Controladoria e Contabilidade (2017) pela Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA), na linha de pesquisa Contabilidade para Usuários Externos. Mestre em Administração e Controladoria (2015) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças e graduado Ciências Contábeis (2012) também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pesquisador do Laboratório de Mercado Financeiro da FEA/USP. Tem experiência em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Financeira, IFRS, Reputação Corporativa, Behavioral Accounting, Responsabilidade Socioambiental e Governança Corporativa. Foi pesquisador pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES. Professor na Faculdade FIPECAFI no Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Parente, P. H. N., Mota Nascimento, A. F., Paulo, E., & Gois, A. D. (2020). Conexão política como incentivo para o gerenciamento de resultados por accruals. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 78-91. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1002

Edição

Seção

Artigos científicos