Gestores, suas formas de liderar e o impacto sobre o comprometimento dos seus subordinados

Autores

Palavras-chave:

Comprometimento organizacional afetivo. Poder. Bases de poder.

Resumo

O objetivo central desta pesquisa foi investigar a existência e natureza de uma possível influência do construto “bases de poder” e suas dimensões, sobre o “comprometimento organizacional afetivo” de funcionários de uma empresa de telemarketing brasileira. Quanto a metodologia, optou-se por um tratamento quantitativo, tendo sido desenvolvido através do software estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Scienses), Versão 25 para Windows®. A amostra do estudo foi composta por 151 funcionários. A coleta dos dados se deu por meio de questionário e a análise por meio de análise de médias aritméticas, para os objetivos específicos, e análise de regressão linear, para o alcance do objetivo principal. Os resultados apontaram para um frágil compromisso afetivo dos atendentes de telemarketing para com a empresa pesquisada. Quanto as bases de poder, identificou-se como sendo as mais empregues pelos gestores: as de poder legítimo e de perícia. As menos usadas pelos gestores são as de poder de coerção e de recompensa. Por fim, no que se refere à existência e natureza de uma relação causal entre os construtos “bases de poder” e suas dimensões e o “comprometimento organizacional afetivo” na empresa estudada, foi identificado que a única base de poder capaz de exercer influencia sobre o referido comportamento é a base de poder legítimo, ainda que de forma limitada, por possuir intensidade na faixa divisória entre o nível baixo e moderado, de forma que sua utilização é recomendada como uma possível medida para ampliar o comprometimento organizacional afetivo dos colaboradores de empresas similares.

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Biografia do Autor

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar - UnP; Mestrando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Especialista em Gestão empresarial pela UnP; e, Graduado em Administração de Empresas pela UnP.

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar

Doutor (Ph.D) em Administração pela Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Mestre em Gestão dos Sistemas de Informações Empresariais e Gerenciais (Diploma Europeu) pela Conférence Universitaire de Suisse Occidentale (CUSO) e Conférence Universitaire Rhône-Alpes (CURA) Suíça / França; Mestre em Sistema de Informação (Diploma Francês) pela École Supérieure des Affaires (ESA) - Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Graduado em Administração pela Faculdade Espirito-Santense de Administração e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Universidade Potiguar

Doutorando em Administração, Mestre em Administração e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar – UNP, RN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar - UnP

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).
 Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), e graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar - UNP

Doutor em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP), graduado em administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2020-10-05

Como Citar

Silva, A. W. P. da, Ricardo Maia de Vasconcelos, C. ., Castro, A. B. C. de, Carvalho de Sousa, J. ., & da Silva, P. M. M. (2020). Gestores, suas formas de liderar e o impacto sobre o comprometimento dos seus subordinados. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(3), 71-85. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/997

Edição

Seção

Artigos científicos