Cultura de aprendizagem e desempenho nas organizações
um mapeamento sistemático de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i4.1730Palavras-chave:
Cultura de Aprendizagem, Desempenho, OrganizaçõesResumo
No atual contexto de alta competitividade entre as organizações, a cultura de aprendizagem organizacional tem sido considerada um conceito-chave tanto para a academia, quanto para o ambiente organizacional, inclusive na esfera pública. Este mapeamento sistemático analisa a produção científica em relação ao estudo da relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho nas organizações, no período de 2013 até maio de 2023. Dos 68 artigos da busca inicial nas bases de dados Redalyc, Scopus, Spell e Web of Science, foram selecionados 18 artigos. Como resultados, pôde-se perceber a notável discrepância do quantitativo entre os estudos que relacionam a cultura de aprendizagem e desempenho no setor privado e público, bem como entre as publicações produzidas fora do país e as nacionais. Ainda, a maioria das pesquisas consideradas indicaram uma relação direta e positiva entre a cultura de aprendizagem e o desempenho nas organizações. Conclui-se que é importante desenvolver uma cultura de aprendizagem forte para, assim, potencializar o impacto no desempenho organizacional.
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