Disclosure contábil corporativo sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa
Palavras-chave:
disclosure de informação contábil, comunicação corporativa, Teoria da Ação Comunicativa.Resumo
Este ensaio apresenta um recorte da obra Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, na qual o autor desenvolve sua Teoria da Ação Comunicativa (TAC). O objetivo do ensaio é discutir o disclosure contábil, percebido como o processo de comunicação corporativa, sob a perspectiva dos quatro tipos de agir de Habermas, no contexto TAC . Após a apresentação dos principais conceitos da TAC e da definição de comunicação corporativa, é realizada a análise da aplicabilidade dos conceitos habermasianos no contexto da comunicação corporativa. Identifica-se que os conceitos de agir teleológicos (modelo estratégico) podem ser associados ao disclosure destinado aos usuários internos, e o agir dramatúrgico destinado aos usuários externos. Do ponto de vista da obrigatoriedade ou não do disclosure, pode-se identificar que o primeiro se concentra no agir regulado por normas, enquanto o segundo pode assumir a perspectiva do agir teleológico (modelo estratégico) ou dramatúrgico a depender da origem da informação. No entanto para que ocorra efetivamente no processo de comunicação corporativa um agir comunicativo é preciso que as instituições evoluam nas relações de interação para que haja um diálogo efetivo e eficiente, pautado nas pretensões de validade do discurso a saber: verdade, correção e sinceridade, na busca de um entendimento a partir de um agir consciente.
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