Disclosure contábil corporativo sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa

Autores

Palavras-chave:

disclosure de informação contábil, comunicação corporativa, Teoria da Ação Comunicativa.

Resumo

Este ensaio apresenta um recorte da obra Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, na qual o autor desenvolve sua Teoria da Ação Comunicativa (TAC). O objetivo do ensaio é discutir o disclosure contábil, percebido como o processo de comunicação corporativa, sob a perspectiva dos quatro tipos de agir de Habermas, no contexto TAC . Após a apresentação dos principais conceitos da TAC e da definição de comunicação corporativa, é realizada a análise da aplicabilidade dos conceitos habermasianos no contexto da comunicação corporativa. Identifica-se que os conceitos de agir teleológicos (modelo estratégico) podem ser associados ao disclosure destinado aos usuários internos, e o agir dramatúrgico destinado aos usuários externos. Do ponto de vista da obrigatoriedade ou não do disclosure, pode-se identificar que o primeiro se concentra no agir regulado por normas, enquanto o segundo pode assumir a perspectiva do agir teleológico (modelo estratégico) ou dramatúrgico a depender da origem da informação. No entanto para que ocorra efetivamente no processo de comunicação corporativa um agir comunicativo é preciso que as instituições evoluam nas relações de interação para que haja um diálogo efetivo e eficiente, pautado nas pretensões de validade do discurso a saber: verdade, correção e sinceridade, na busca de um entendimento a partir de um agir consciente.

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Biografia do Autor

Luciana Holtz, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo; Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás; Professora Assistente do departamento de Finanças e Controladoria da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Odilanei Morais dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRJ (PPGCC/UFRJ)

Pierre Ohayon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Professor Titular Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRJ (PPGCC/UFRJ)

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Publicado

2020-10-05

Como Citar

Holtz, L., Santos, O. M. dos, & Ohayon, P. (2020). Disclosure contábil corporativo sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(3), 1-13. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/757

Edição

Seção

Artigos científicos