DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Leandro Sanches Simplicio de Oliveira UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • David Ferreira Lopes Santos UNESP - Univ. Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.28

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Volatilidade, Desempenho

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo observar o retorno e o risco dos dois índices de Governança Corporativa (IGC e IGCT) da BM&FBOVESPA, tendo como benchmarking o IBOVESPA no período entre 2007 e 2010. A hipótese central assumiu que em razão das práticas de governança o IGC e IGCT apresentariam menor volatilidade e desempenho superior ao IBOVESPA. Essa proposição é suportada pelo marco teórico utilizado, onde se postula a preeminência de um sistema de gestão que verse pela transparência, fidedignidade das informações e a homogeneidade no relacionamento com os stakeholders e shareholders. Os procedimentos metodológicos utilizados foram às técnicas estatísticas descritivas de análise de posição, dispersão e correlação das séries temporais. Ademais, utilizou-se o Índice de Sharpe Ajustado para mensurar a performance (risco x retorno) dos índices de governança em relação ao IBOVESPA. Os resultados empíricos alinham-se as pesquisas realizadas, onde os índices de governança apresentaram menor volatilidade e melhor desempenho em relação ao IBOVESPA, contudo, essa evidência não é consistente para todo o período em análise, em especial para a crise financeira de 2008. Desta forma, o trabalho pondera que a despeito do esforço em estimular as práticas de governança corporativa, o mercado, ainda, não demonstra plena segurança nesta ação, apesar dos indícios de que no longo prazo, as empresas que utilizam esse modelo institucional apresentam performance superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Sanches Simplicio de Oliveira, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Graduando em Administração de Empresas pela UNESP - Universidade Estadual Paulista no campus FCAV - Jaboticabal-SP.

David Ferreira Lopes Santos, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como Professor Assistente Doutor no Departamento de Economia Rural da FCAV - Jaboticabal-SP - UNESP.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Oliveira, L. S. S. de, & Santos, D. F. L. (2015). DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 1(2), 52-64. https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.28

Edição

Seção

Artigos científicos