Influência dos indicadores não-financeiros e do disclosure voluntário ESG no valor de mercado das entidades
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1786Palavras-chave:
Disclosure não-financeiro;, Sustentabilidade Empresarial;, Criação de valor.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a evidenciação de informações não-financeiras presentes nos relatórios de sustentabilidade e o valor de mercado das empresas listadas no índice ISE da B3. A amostra é composta por 47 empresas listadas na carteira do ISE. Os dados da pesquisa foram coletados a partir dos bancos de dados da Economática e nos relatórios de sustentabilidade disponibilizados pelas companhias. Para análise dos dados, foi realizado um teste não paramétrico para verificar a existência de diferença estatística significativa no nível de disclosure não-financeiro entre as empresas listadas no ISE, como também, foi feita a análise de um modelo de regressão linear múltipla (MQO) com o intuito de verificar se o valor das empresas influencia na divulgação das informações não-financeiras relacionadas com práticas de sustentabilidade e ações ESG das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Os resultados mostraram que não existe diferença estatística significativa no nível de disclosure não-financeiro entre as empresas listadas no ISE. Como também,constatou uma relação negativa entre o disclosure não-financeiro de informações de sustentabilidade e práticas ESG nas empresas. Desta forma, infere-se que o valor de mercado das empresas influencia significativamente o nível de disclosure de informações não-financeiras, porém essa relação é inversa ao esperado pela literatura. A análise dessas relações utilizando indicadores financeiro e não-financeiros, ampliam a análise sobre o impacto das informações de sustentabilidade.
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