Empregabilidade, inovação e inteligência competitiva como estratégias nas instituições de ensino superior privadas do Brasil

Autores

  • César Ricardo Maia de Vasconcelos UNP
  • Hilderline Câmara de Oliveira UnP
  • Walid Abbas El-Aouar UNP

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1502

Palavras-chave:

Empregabilidade, Inovação, Inteligência Competitiva

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o critério da empregabilidade na escolha da instituição de ensino superior, para a utilização de estratégias competitivas, utilizando como ferramentas a inteligência competitiva e a inovação. A pesquisa é uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo, operacionalizada através de uma Survey. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário eletrônico enviado por e-mail e por WhatsApp para 980 alunos pré-vestibulandos oriundos de escolas públicas do Brasil. Foi obtido retorno de 221 respondentes, com 216 respostas válidas. Os resultados revelaram que a empregabilidade, a inovação e a inteligência competitiva influenciam significativamente nas estratégias competitivas das instituições de ensino superior privadas no Brasil e proporcionam vantagem competitiva na atração e retenção de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Ricardo Maia de Vasconcelos, UNP

Doutor (Ph.D) em Administração pela Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Mestre em Gestão dos Sistemas de Informações Empresariais e Gerenciais (Diploma Europeu) pela Conférence Universitaire de Suisse Occidentale (CUSO) e Conférence Universitaire Rhône-Alpes (CURA) Suíça / França; Mestre em Sistema de Informação (Diploma Francês) pela École Supérieure des Affaires (ESA) - Université Pierre Mendes France de Grenoble, França; Graduado em Administração pela Faculdade Espirito-Santense de Administração e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo; Além de possuir vasta experiência acadêmica e em gestões públicas e privadas, tendo ocupado cargos executivos em Instituições de Ensino Superior, na Administração Pública estadual e federal e na Administração Privada; Consultor de Empresas em Estratégias Empresariais; Diretor Geral da SALEM Carreiras, Estratégia & Negócios Ltda.; Avaliador Institucional do BASIS MEC/SESU/INEP é Professor Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Administração (Disciplina ministrada: Comportamento Organizacional) e Professor Permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração (Disciplinas ministradas: Inteligência Competitiva; Cultura, Sociedade e Organizações) da Universidade Potiguar/UnP. Contato: E-mail cesarmvasconcelos@gmail.com

Referências

Alauddin, N. & Yamada, S. (2022). TQM model based on Deming prize for schools. International Journal of Quality and Service Sciences, 14(4), 635-651. https://doi.org/10.1108/IJQSS-09-2021-0131

Altbach, P. G., Reisberg, L., & Rumbley, L. E. (2009). Trends in Global Higher Education: Tracking an academic revolution. Paris: UNESCO.

Alkhalaf, T., Durrah, O., Almohammad, D., & Ahmed, F. (2022). Can entrepreneurial knowledge boost the entrepreneurial intent of French students? The mediation role of behavioral antecedents. Management Research Review, 45(12), 1545-1571. https://doi.org/10.1108/MRR-06-2021-0432

Avolio, B., & Benzaquen, J. (2024). Internationalization strategies for non-Western higher educational insitutions: a systematic literature review and conceptual framework, International Journal of Educational Mangement, vol. ahead-of-print no. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/IJEM-05-2023-0243

Brasil. Inep. Censo da Educação Superior 2020. Notas Estatísticas, Brasília/DF, 2022. Retrieved from https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf

Chen, Y., Qiu, Y., Lin, H., & Zhao, Y. (2022). The effects of topic familiarity on college students' learning search process. Aslib Journal of Information Management, 74(6), 1151-1173. https://doi.org/10.1108/AJIM-09-2021-0252

Clarke, A.P., Cornes, C., & Ferry, N. (2020). The use of self-reflection for enhanced enterprise education: a case study. Education + Training, 62(5) 581-598. https://doi.org/10.1108/ET-03-2019-0050

Cordeiro de Souza, G. (2024). Understanding the relationship between competitive strategy and product-service innovation: the role of the paradox of openness”. Information Education, ahead-of-print no. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JEIM-062023-0340

Crossman, J. E., & Clarke, M. (2010). International experience and graduate employability: Stakeholder perceptions on the connection. Higher Education, 59(5), 599-613. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9268-z

Decker-Lange, C., Lange, K., & Walmsley, A. (2024). How does entrepreneurship education affect employability? Insights from UK higher education. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 30(5), 1249-1269. https://doi.org/10.1108/IJEBR-08-2023-0856

Finch, D. J., Peacock, M., Levallet, N., & Foster, W. (2015). A dynamic capability view of employability. Education and Training, 58, 61-81. https://doi.org/10.1108/ET-02-2015-0013

Fumasoli, T., & Lepori, B. (2011). Patterns of Strategies in Swiss Higher Education Institutions. Higher Education, 61(2), 157-178.

Guimarães, J. C. F., Coutinho, C. V. S., Lain, G. C., Milan, G. S., & Severo, E. A. (2013). Marketing innovation in higher education institutions of Serra Gaúcha’, Revista GUAL, 6(2), 79-105. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p79

Guimarães, J. C. F., Severo, E. A., Nóbrega, K.C., & Tondolo, V.A.G. (2019). Antecedents of student retention: the influence of innovation and quality of teaching in Brazilian universities. International Journal Innovation and Learning, 26(3), 235-255.

Hair, J. F. H., Money, A. H., Samouel, P., & Page, M. (2007). Research methods for business. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd.

IBGE (2020, dezembro). Pesquisa Nacional – Desemprego recua na maioria dos estados na média anual para 2021. Retrieved from https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/33034-desemprego-recua-na-maioria-dos-estados-na-media-anual-para-2021

IBGE (2021, agosto). Desemprego cai para 8,9% no trimestre encerrado em agosto. Retrieved from https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35066-desemprego-cai-para-8-9-no-trimestre-encerrado-em-agosto

Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Retrieved from https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao

Jayawardena, L. N. A. C., & Gregar, A. (2013). Enhancing the Employability of High School Graduates: Impact of Emotional Intelligence. Wseas Transactions on Business and Economics, 10(2), 89-96.

Keinänen, M., Ursin, J., & Nissinen, K. (2018). How to measure students’ innovation competences in higher education: Evaluation of an assessment tool in authentic learning environments. Studies in Educational Evaluation, 58, 30-36.

Kromidha, E., Altinay, L., Kinali Madanoglu, G., Nurmagambetova, A., & Madanoglu, M. (2022). Cultural intelligence, entrepreneurial intentions and the moderating role of the institutional environment. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 28(6), 1581-1608. https://doi.org/10.1108/IJEBR-02-2022-0109

Lewicka, D., & Bollampally, N. (2022). Trust in lecturer–student relationships as a factor supporting entrepreneurship. Asia Pacific Journal of Innovation and Entrepreneurship, ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/APJIE-03-2022-0017

Marcazzan, E., Campagnolo, D., & Gianecchini, M. (2022), Reaction or anticipation? Resilience in small- and medium-sized enterprises, Journal of Small Business and Enterprise Development, 29(5), 764-788. https://doi.org/10.1108/JSBED-07-2021-0271

Miranda, A.L.B.B. & Vasconcelos, C.R.M.V. (2020). A “Teoria da Equipe” de Meredith Belbin na percepção dos gestores decisores. Revista Pretexto, 21(3), 31-48. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v31i2.5968

Mohammed, S.M. & Saadaoui, S. (2023). “The role strategic intelligence for leardership in developing proactive work behaviours amongst universities employees”, Journal of Applied Research Higher Education, ahead-of-print no. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JARHE-07-2023-0294

Okolie, U.C., Nwajiuba, C.A., Binuomote, M.O., Ehiobuche, C., Igu, N.C.N., & Ajoke, O.S. (2020). Career training with mentoring programs in higher education: Facilitating career development and employability of graduates. Education + Training, 62(3), 214-234. https://doi.org/10.1108/ET-04-2019-0071

Philippaers, K., De Cuyper, N., & Forrier, A. (2019). Employability and performance: The role of perceived control and affective organizational commitment. Personnel Review, 48(5), 1299-1317. . https://doi.org/10.1108/PR-04-2017-0098

Porter, M. E. (1980). Competitive strategy: Techniques for analyzing industries and competitors. New York: The Free Press. Retrieved from https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=195

Saito, E., & Pham, T. (2018). A Comparative Institutional Analysis on Strategies That Graduates use to Show They are Employable: A Critical Discussion on the Cases of Australia, Japan and Vietnam. Higher Education Research and Development. https://doi.org/10.1080/07294360.2018.1529024

Shafiee, M. M. (2022). Competitive advantage via intellectual capital: a moderated mediation analysis. Journal of Intellectual Capital, 23(5), 957-997. https://doi.org/10.1108/JIC-05-2020-0152

Severo, E. A., Becker, A., Guimaraes, J. C. F., & Rotta, C. (2019). The teaching of innovation and environmental sustainability and its relationship with entrepreneurship in Southern Brazil. International Journal of Innovation and Learning, 25(1), 78-105. https://doi.org/10.1504/IJIL.2019.10016652

Sofoluwe, A. O., Shokunbi, M. O., Raimi, L., & Ajewole, T. (2013). Entrepreneurship education as a strategy for boosting human capital development and employability in Nigeria: Issues, prospects, challenges and solutions. Journal of Business Administration and Education, 3(1), 25-50.

Publicado

2024-09-29

Como Citar

VASCONCELOS, C. R. M. de ., de Oliveira, H. C., & El-Aouar, W. A. (2024). Empregabilidade, inovação e inteligência competitiva como estratégias nas instituições de ensino superior privadas do Brasil. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 14(2), 34-45. https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1502

Edição

Seção

Artigos científicos