Biopirataria e Legitimação: A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru

A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1014

Palavras-chave:

Legitimação, Estratégia, Biopirataria

Resumo

A Teoria da Legitimidade busca compreender como as organizações tentam se legitimar mediante acontecimentos adversos à imagem. Neste contexto, a investigação objetiva analisar quais estratégias de legitimação organizacional predominam nos relatórios anuais da empresa Natura. S.A., dentre 2006 a 2013, quando a empresa passava por acusações de biopirataria na floresta amazônica. Evidenciou-se de forma geral, a concentração das estratégias mais incidentes nos anos iniciais e finais do processo, com destaque para 2009, quando a Natura S.A. expôs, pela primeira vez, o assunto no relatório anual, demonstrando, assim o interesse da empresa em buscar legitimação perante a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP).

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Frare, A. B., Fernandes, C. M. G., Cruz, A. P. C. da, & Barbosa, M. A. G. (2022). Biopirataria e Legitimação: A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru: A Estratégia da Empresa Brasileira Natura S.A. no Caso Murumuru. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(3), 1-13. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1014

Edição

Seção

Artigos científicos