Viabilidade energética e econômica da produção de biogás a partir de dejetos bovinos em um sistema de integração lavoura-pecuária
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1004Palavras-chave:
Biogás, Análise econômico-financeira, SustentabilidadeResumo
Dada a cada vez maior importância do agronegócio para economia brasileira, muitas questões referentes às externalidades ambientais que podem decorrer de diferentes atividades no campo têm ganhado destaque no debate acadêmico e político, visando discutir e propor alternativas que conciliem uma produção, na medida do possível, mais sustentável e, concomitantemente competitiva. Neste sentido, este trabalho traçou uma análise de viabilidade econômica da implementação de um projeto de biodigestão anaeróbica a partir de resíduos da bovinocultura inseridos em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), voltado à produção de biogás. Para isso, foi aplicado um estudo de caso em uma pequena propriedade produtora de leite e milho localizada no Noroeste do estado de São Paulo. Em geral, identificou-se que o investimento é viável em diferentes cenários, gerando eficiência energética na propriedade, incrementando a receita do produtor e reduzindo riscos e incertezas financeiras. Ademais, o aproveitamento do biofertilizante como substituto à ureia também contribui para o melhor aproveitamento energético. Destarte, pode-se inferir que os investimentos na produção de biogás no sistema em estudo permitiram incrementar a competitividade do produtor simultaneamente a melhores práticas ambientais, em consonância com os preceitos elementares da sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.