EVIDENCIAÇÃO DE SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS E GERAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA B3
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.761Palavras-chave:
Evidenciação. Subvenções Governamentais. Indicadores.Resumo
Esta pesquisa objetivou verificar a relação existente entre o nível de evidenciação das subvenções governamentais e os indicadores de geração de valor das empresas do setor de utilidade pública listadas na B3. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi empírico-analítico. Os resultados revelaram que 18 empresas apresentaram informações sobre as subvenções governamentais recebidas. Constatou-se que margem bruta, valor adicionado bruto e capital circulante líquido apresentaram relação significativa com existência de subvenções governamentais. Além disso, verificou-se que a presença de maiores índices de evidenciação de subvenções governamentais proporciona maiores indicadores de margem bruta, valor adicionado bruto e endividamento de longo prazo. Porém, os resultados obtidos para o teste qui-quadrado possibilitaram a não aceitação da H1, permitindo concluir que não há diferença estatisticamente significante entre a presença de subvenções governamentais e a geração de valor das empresas pesquisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.