APLICABILIDADE DA ICPC 14 E SEUS EFEITOS NOS ÍNDICES FINANCEIROS: UM ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA REGIÃO DE TIROS E MATUTINA/MG – SICOOB CREDITIROS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v5i1.276Palavras-chave:
ICPC 14, Indicadores Financeiros, CooperativasResumo
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) bem como o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em sua Instrução de Pronunciamentos Contábeis – ICPC 14, indicam que as cotas partes dos cooperados em cooperativas e similares devem ser transferidas no todo ou em partes do Patrimônio Líquido para o Passivo Não Circulante. Essa instrução altera a estrutura patrimonial das cooperativas podendo causar um impacto nos seus indicadores financeiros. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo analisar o efeito da Norma ICPC 14 na estrutura patrimonial e nos principais índices financeiros da Cooperativa de Crédito da região de Tiros e Matutina SICOOB-CREDITIROS. Foram utilizados como arcabouços teóricos: Sociedades Cooperativas; Normas Internacionais de Contabilidade e Norma ICPC 14 e Análises Financeiras. O trabalho foi elaborado a partir de dados extraídos dos balanços patrimoniais semestrais da SICOOB-CREDITIROS dentre os períodos de 2010 a 2013, foram observados os principais índices financeiros antes e depois da aplicação da Norma ICPC 14 representados graficamente, estatisticamente realizou-se o Teste t de Médias Emparelhadas para dados com distribuição normal e para dados com distribuição anormal foi aplicado o Teste de Man-Whitney. Pôde se concluir que os indicadores de Liquidez Geral, Endividamento Geral e Participação no Capital de Terceiros se apresentaram desfavoráveis, o índice Liquidez Corrente permaneceu inalterado e os índices de Composição do Endividamento e Retorno sobre o Patrimônio Líquido sofreram variações favoráveis em relação ao ICPC 14. Sendo que o efeito nos indicadores que sofreram alterações resultantes da Norma ICPC14, foi significativo.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços – Um enfoque econômico-financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRAGA, H, B. Demonstrações Contábeis – Estrutura, Análise e Interpretação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BRASIL, Lei no 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de
Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras
providências. República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 dez. 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5764.htm>. Acesso em: 30 de Outubro de 2013.
BRAULE, R. Estatística aplicada com Excel: para cursos de administração e economia. 6º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 00 R1 (Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis). Disponível em: http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=14. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 39 (Classificação e Apresentação dos Instrumentos Financeiros nos Balanços Patrimoniais). Disponível em: http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_39_rev%2003.doc. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – Interpretação Técnica ICPC 14 (Cotas de Cooperados em Entidades Cooperativas e Instrumentos Similares). Disponível em: http://www.cpc.org.br/pdf/ICPC_14.pdf. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2007.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços. 8º ed. Revista e Atualizada, São Paulo: Atlas, 2007.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. ed. São Paulo: EPU; 1986.
MARION, José Carlos Marion. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade
Empresarial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARÔCO, João. Análise Estatística: Com Utilização do SPSS. Lisboa: Silabo, 2003. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=9d2XupSlDmUC&printsec=frontcover&dq=Maroco+estatistica&hl=ptBR&sa=X&ei=J2zUUuyKKJOrkQek1IDYDg&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q=Maroco%20estatistica&f=false. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.