INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E A GESTÃO PÚBLICA, NOVOS CAMINHOS EM BUSCA DA EFICIÊNCIA E DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO DOS MUNICIPIOS PARAIBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.740Keywords:
sustentabilidade, gestão pública, planejamento, local.Abstract
Diante da complexidade da sociedade moderna e das mudanças decorrentes do século XX, faz-se necessário repensar as formas impostas de desenvolvimento. Agora, esse desenvolvimento precisa melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservar o meio ambiente e garantir o crescimento econômico, ou seja, ser sustentável. Essa mudança, passa necessariamente pela gestão pública, que é responsável pela instituição das políticas públicas, sobretudo o poder local que está em maior proximidade a comunidade. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é desenvolver um índice de sustentabilidade social (ISS) e enquadrar os municípios em níveis de sustentabilidade social, buscando avaliar o desempenho quanto a fatores sociais e institucionais e fornecendo informações relevantes para a tomada de decisão. Para isso, foram utilizados indicadores de sustentabilidade, pois estes simplificam o entendimento dos dados e das informações, facilitando a tomada de decisão e democratizando o conhecimento. Os municípios selecionados como caso de estudo foram os da Região Administrativa de Campina Grande, devido à sua relevância para o Estado da Paraíba. Os resultados encontrados, com a aplicação do índice, evidenciaram que a maioria dos municípios se enquadra nas faixas de “baixa sustentabilidade” e “média sustentabilidade”. Esses resultados alertam para a necessidade de melhorias na gestão e no planejamento dos fatores ligados à dimensão social, através da percepção dos anseios e problemas da população, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.