Diversificação como estratégia de desenvolvimento: o caso de um grupo de concessionárias de veículos premium
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1032Keywords:
estratégias de diversificação; vantagem competitiva; estrutura e processos organizacionaisAbstract
A diversificação de negócios e produtos vem sendo tópico central de investigações, gerando evidências teóricas e empíricas a respeito desta técnica de desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é o de examinar a percepção dos gestores sobre a diversificação como prática estratégia de desenvolvimento de uma das unidades de um Grupo empresarial atuante no mercado brasileiro de concessionárias de veículos premium, lubrificantes, postos e distribuição de combustíveis. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas junto aos respectivos gestores e mediante acesso a alguns documentos internos das empresas. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Grupo, ao longo da sua trajetória, aproveitou das oportunidades de expansão em áreas correlatas de atuação, além do fato de os gestores constatarem a diversificação como prática de desenvolvimento das concessionárias por eles representadas.
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