Qualidade ambiental urbana: um estudo sobre valoração econômica de áreas verdes urbanas no parque do povo em Presidente Prudente – SP
Keywords:
valoração ambiental; disposição a pagar; ativos ambientaisAbstract
O presente estudo tem como objetivo quantificar monetariamente os benefícios indiretos advindos do "Parque do Povo", na cidade de Presidente Prudente - SP, bem como caracterizar o perfil socioeconômico do usuário discutindo os atrativos do local. A pesquisa foi realizada através de 200 entrevistas a usuários do parque de Dezembro de 2018 a Março de 2019. Para as análises foram utilizados o Método de Valoração Contingente (MVC) ou Disposição a Pagar (DAP). Os resultados mostram que 51% dos entrevistados estão dispostos a pagar um valor para a manutenção e conservação do Parque. O perfil do usuário foi composto por frequentadores com alto grau de escolaridade (55,5% com ensino superior). Os parques urbanos foram apontados como a principal fonte de recreação nos finais de semana, devido principalmente, à necessidade de contato com a vegetação, e considerado como um investimento importante por 100% dos entrevistados. O Método de Valoração Contingente (MVC) se mostrou eficiente para a determinação do valor monetário dos benefícios ambientais em áreas urbanas, embora subestime o valor total.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.