Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Sistema de Indicadores. Instituições de Ensino Superior.Resumo
As Instituições de Ensino Superior cumprem papel fundamental no fomento às práticas sustentáveis. Esta pesquisa adota abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, com o objetivo de propor um sistema de indicadores de sustentabilidade adequado às necessidades da UFFS. A coleta de dados ocorreu por pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Participaram da pesquisa membros da alta administração e servidores em cargos de direção. Os dados foram analisados pela técnica de categorização e da estatística descritiva. Constatou-se que os gestores compreendem a sustentabilidade sob diversas dimensões; entendem que as universidades têm papel formador e deve incluir estas questões nas práticas de ensino, pesquisa e extensão; indicam a importância da aplicação dos conceitos nas práticas de gestão. Verificou-se esforços com ênfase no pilar ambiental; desenvolvem diversas ações sustentáveis, com resultados não sistematizados; e não realizam avaliação por meio de indicadores. A partir dos dados, foi possível validar um conjunto de 26 indicadores de sustentabilidade e 158 medidas adequadas à realidade da instituição. Este sistema de indicadores de sustentabilidade contribuirá para que a UFFS cumpra seu papel no desenvolvimento sustentável nas regiões que atua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.