Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Sistema de Indicadores. Instituições de Ensino Superior.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior cumprem papel fundamental no fomento às práticas sustentáveis. Esta pesquisa adota abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, com o objetivo de propor um sistema de indicadores de sustentabilidade adequado às necessidades da UFFS. A coleta de dados ocorreu por pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Participaram da pesquisa membros da alta administração e servidores em cargos de direção. Os dados foram analisados pela técnica de categorização e da estatística descritiva. Constatou-se que os gestores compreendem a sustentabilidade sob diversas dimensões; entendem que as universidades têm papel formador e deve incluir estas questões nas práticas de ensino, pesquisa e extensão; indicam a importância da aplicação dos conceitos nas práticas de gestão. Verificou-se esforços com ênfase no pilar ambiental; desenvolvem diversas ações sustentáveis, com resultados não sistematizados; e não realizam avaliação por meio de indicadores. A partir dos dados, foi possível validar um conjunto de 26 indicadores de sustentabilidade e 158 medidas adequadas à realidade da instituição. Este sistema de indicadores de sustentabilidade contribuirá para que a UFFS cumpra seu papel no desenvolvimento sustentável nas regiões que atua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

 Professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutora em Administração pela Universidade de Salamanca/Espanha. 

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Professora do Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Weber, J., Santos Machado, N., Cox Moura Leite Padgett, R., & Sehnem, S. (2020). Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 42-55. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/963

Edição

Seção

Artigos científicos